Conforme a Técnica em Enfermagem da Unidade Básica de Saúde de Iporã do Oeste Laura Kichow, apesar da importância da doação, o doador é impedido de realizar o ato, caso apresente algum problema respiratório no dia, sendo recomendado que o mesmo aguarde sete dias após o desaparecimento dos sintomas para realizar a doação.
Laura explica que o município de Iporã do Oeste conta com um grupo de mais de 173 doadores atuantes, que se deslocam à cada 40 dias até o Hemosc de Chapecó em grupos compostos por 14 pessoas para realizar a doação. A técnica em Enfermagem frisa que o transporte e o almoço no local são fornecidos pelo município.
Laura Kichow lembra que para ser um doador de sangue é necessário ter idade entre 18 e 60 anos, pesar no mínimo 50 quilos, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas antes da doação, estar alimentado e evitar alimentos gordurosos. Também é preciso apresentar documento de identificação com foto emitido por um órgão oficial.
A técnica em enfermagem da Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste frisa, que as pessoas que possuem interesse em doar sangue e ajudar a salvar vidas, devem entrar em contato com o agente de saúde da sua área ou diretamente na Secretaria de Saúde do Município.
Atualmente os tipos de sangue que estão sendo mais solicitados pelo Hemosc em Chapecó, são O-, A- e A+.
Fonte: Portal Peperi
Após mais de um ano, pórtico de Itapiranga deve ser instalado nos próximos dias
Guaraciaba terá programação gratuita para comemorar 65 anos de emancipação
Câmara aprova audiência pública para discutir descompactação salarial do magistério em SMO
Rádio Peperi conquista primeiro lugar no Prêmio Sebrae de Jornalismo
Câmara aprova título de cidadão honorário a Claudimar Bortolin em SMO
Bombeiros socorrem recém-nascida de 15 dias após engasgamento em Cunha Porã
Bombeiros atendem princípio de incêndio em barracão em Maravilha
Acidente entre duas motocicletas deixa mulheres feridas em Maravilha
151 apostas de SC acertam 14 números na Lotofácil da Independência
Colisão entre ônibus e carreta deixa seis mortos e 43 feridos em MG
Passageiro de motocicleta fica ferido em colisão com carro em São José do Cedro
Incêndio atinge cozinha de restaurante no Centro de São José do Cedro