Conforme a Técnica em Enfermagem da Unidade Básica de Saúde de Iporã do Oeste Laura Kichow, apesar da importância da doação, o doador é impedido de realizar o ato, caso apresente algum problema respiratório no dia, sendo recomendado que o mesmo aguarde sete dias após o desaparecimento dos sintomas para realizar a doação.
Laura explica que o município de Iporã do Oeste conta com um grupo de mais de 173 doadores atuantes, que se deslocam à cada 40 dias até o Hemosc de Chapecó em grupos compostos por 14 pessoas para realizar a doação. A técnica em Enfermagem frisa que o transporte e o almoço no local são fornecidos pelo município.
Laura Kichow lembra que para ser um doador de sangue é necessário ter idade entre 18 e 60 anos, pesar no mínimo 50 quilos, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas antes da doação, estar alimentado e evitar alimentos gordurosos. Também é preciso apresentar documento de identificação com foto emitido por um órgão oficial.
A técnica em enfermagem da Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste frisa, que as pessoas que possuem interesse em doar sangue e ajudar a salvar vidas, devem entrar em contato com o agente de saúde da sua área ou diretamente na Secretaria de Saúde do Município.
Atualmente os tipos de sangue que estão sendo mais solicitados pelo Hemosc em Chapecó, são O-, A- e A+.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio do Alto Guamerim vence Flamengo por 2 a 0 no primeiro jogo do mata-mata
Canta Saltinho registra maior edição da história e define vencedores das três categorias
Homem é preso após ser encontrado dentro de carro furtado em São Miguel do Oeste
Adolescente de 14 anos é apreendido após tentativa de furto de motocicleta em São Miguel do Oeste
Motorista fica preso às ferragens em tombamento de caminhão na área rural de Barracão
Novas regras do vale-refeição e alimentação começam a valer neste domingo
Homem é preso ao comparecer ao Fórum para atualizar endereço em SC
Mulher morre e outras três pessoas ficam feridas após carro capotar na SC-283
Homem morre após ser atropelado na SC-480, em São Domingos
Baile da 33ª Oktoberfest de Santa Terezinha reúne grande público
Veículo sai da pista e colide em barranco na BR-163, no interior de São Miguel do Oeste
Tunápolis conquista sexto título do Catarinense de Futebol Escolar