Neste dia 04 de agosto foi celebrado o Dia do Padre.
O padre Alcido Kunzler atuou por cerca de dez anos na Paróquia Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste, e no momento atua há cerca de três anos como chanceler da diocese de Chapecó.
Conforme Alcido, o Dia do Padre é voltado aos párocos, alusivo ao padroeiro dos padres São João Vianei, um sacerdote da França que atuava de forma simples e dedicado ao seu povo.
Alcido Kunzler diz que a vocação para a vida religiosa surge sempre de uma vontade pessoal, uma escolha e opção a ser seguida. Ele considera que ao longo da formação,a pessoa passa a se identificar ou não com a vocação, o que também exige dedicação, estudo e reflexão por parte dos seminaristas.
O chanceler cita que é importante destacar que a vocação religiosa não é algo pré-determinado, pois é uma escolha feita durante o caminho.
O chanceler da diocese de Chapecó diz que o desejo de ser padre, e a curiosidade pela profissão, não tem idade para se manifestar e pode surgir desde cedo.
Alcido Kunzler ressalta que um dos primeiros sinais é quando o jovem manifesta algum dom ou carinho pela ajuda ao próximo, dentro de uma comunidade de oração e reflexão onde está inserido. Ele lembra que geralmente são pessoas que já atuam como liderança dentro da igreja, e se sentem bem exercendo a função.
De acordo com o padre, quando este desejo da vocação fica mais claro, o jovem deve procurar o pároco e buscar as orientações para a formação.
A primeira etapa é a formação em curso superior, geralmente a graduação de filosofia, que é uma preparação para a teologia, próxima etapa de mais quatro anos. Alcido Kunzler lembra que apesar da liberação das celebrações presenciais, com os devidos cuidados, se percebe que o povo está receoso em comparecer as igrejas.
Fonte: Portal Peperi
Justiça rejeita ação de improbidade contra ex-delegado-geral de SC no caso do cão Orelha
Peperi Debates analisa os desafios dos novos mandatos e o cenário político
Santa Catarina acumula projetos ferroviários, mas novas obras ainda não têm previsão
Homem é flagrado com faca escondida na cintura durante abordagem policial em Dionísio Cerqueira
Árbitro é agredido durante partida de futebol em Palma Sola
"Os votos já estão totalizados, já foram divulgados", esclarece chefe do Cartório Eleitoral
Missa de Finados será realizada às 8h30 na Igreja Matriz de SMO
Cemitério Jardim dos Ipês terá cerimônia especial no Dia de Finados
Polícia Civil apreende adolescente de 17 anos investigado por integrar facção criminosa
SC amplia Sistema Antigranizo para 27 municípios
Casan lança programa para renegociar dívidas em até 60 vezes sem juros e multas
Floriculturas intensificam vendas para Finados em São Miguel do Oeste