O novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou na sexta-feira, 29, que descriminalizar drogas é competência do Congresso Nacional, e não da Corte. "E ninguém discute. O que está em discussão é o porte. O Congresso já despenalizou — deixou de prever a pena para o usuário. O Supremo não mexe nisso. O que está fazendo o STF é definir qual quantidade deve ser considerada. [...] Estamos estabelecendo a quantidade que vai considerar porte e a que vai considerar tráfico", disse o ministro.
Em agosto, a Corte suspendeu a análise de uma ação que questiona a criminalização do porte de drogas para uso pessoal. O assunto é discutido pelos ministros desde 2015. Até o momento, há cinco votos pela descriminalização do porte de maconha e um contra. O julgamento foi suspenso por causa de um pedido de vista do ministro André Mendonça, que tem 90 dias para devolver o processo.
O STF já formou maioria a favor de determinar que deve ser estabelecida uma quantidade mínima de droga que diferencie um usuário de maconha de um traficante, mas ainda não há uma definição de qual será essa quantidade.
Atualmente, há no mínimo 7.769 processos sobre o mesmo tema suspensos em instâncias inferiores da Justiça, que aguardam uma decisão do STF.
Fonte: Portal Peperi
Esperança e Dourado empatam em estreia do Municipal de Itapiranga
Sesc celebra 80 anos com programação especial em São Miguel do Oeste
Campeonato Municipal 2026: Grêmio vence Cruzeiro na Linha Emboaba em São Miguel do Oeste
Motociclista morre em colisão frontal entre moto e carro em Romelândia
Colisão deixa três pessoas feridas na via periférica da BR-163 em São José do Cedro
PM recupera veículo furtado e prende suspeito após perseguição em São Miguel do Oeste
PM recupera em Maravilha veículo furtado durante a madrugada em Tigrinhos
PM prende quatro pessoas e apreende drogas em bar de Maravilha
Três pessoas são presas após PM recuperar veículo furtado no Paraná na BR-282
Mulher fica ferida após sofrer queda de motocicleta em Campo Erê
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em São Miguel do Oeste
Balsa retoma travessia na manhã deste domingo em Itapiranga