Brasil registrou 87 desastres associados a tornados desde 2013, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Destes, 34 foram tratados como situação de emergência e, somados, deixaram 18 mortes, mais de 1,2 mil feridos, 873 pessoas desabrigadas e cerca de 17 mil desalojadas.
O tornado com mais vítimas fatais, segundo os dados do Cemaden, ocorreu na última sexta-feira, 7, no Paraná. Foram registradas seis mortes, cinco delas em Rio Bonito de Iguaçu, e uma sexta em Guarapuava.
De acordo com Victor Marchezini, pesquisador do Cemaden, os registros de desastres são enviados por meio de um formulário, em que é possível listar os danos materiais (casas e produções agrícolas destruídas, por exemplo) e humanos (número de mortos, feridos, desalojados e desabrigados).
Marchezini pontua que às vezes o município preenche apenas uma ocorrência no formulário de informação sobre desastres. "Você vai notar é que às vezes o município teve ao mesmo tempo uma chuva forte, inundação e deslizamento. Mas ele só vai conseguir colocar uma ocorrência que é inundação. Imagino, que às vezes as pessoas não saibam reconhecer o que foi um tornado e isso está aparecendo como vendaval".
Daniel Cândido, pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) diz que não existe uma base oficial exclusivamente dedicada à ocorrência de tornados no Brasil.
"Como esse tipo de evento ainda não é amplamente monitorado ou registrado no país, o que temos oficialmente são bases de desastres, onde os tornados aparecem junto com outros eventos".
Segundo Cândido, não é possível prever com muita antecedência um tornado, nem seus danos no local de ocorrência. Além disso, há casos de vendaval que não correspondem a um tornado, mas podem ser tão destruídores quanto.
"Você pode ter microexplosões atmosféricas, vendavais, frentes de rajada, outros eventos que causam também episódios de vento muito intenso, muita destruição, mas não necessariamente é o tornado".
Rio Bonito do Iguaçu, Paraná (2025)
Um tornado provocado por um ciclone extratropical atingiu o sul do país deixou um rastro de destruição na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, a 400 km de Curitiba.
A cidade, que tem cerca de 14 mil habitantes, registrou ventos de 250 hm/h, que o colocou na categoria 3 na Escala Fujita Aprimorada (escala de 1 a 5 que mede a intensidade de tornados a partir da velocidade do vento). Segundo o Cemaden, o tornado deixou:
- 6 mortos;
- 800 feridos;
- 205 desabrigados;
- 29 mil desalojados.
Fonte: Portal Peperi
Epagri orienta apicultores a reforçar proteção das colmeias após eventos climáticos
COSEMS reúne gestores do Extremo Oeste para discutir desafios da saúde pública
Câmara aprova pedido de informações sobre recursos do Fundeb em SMO
Catarinense que sonhava com carreira militar morre na guerra da Ucrânia
Associação de Autistas atende mais de 80 crianças com terapias em SMO
FACISC apresenta seis reivindicações a candidatos ao Governo de SC e ao Senado
Receita Federal apreende quase R$ 13 milhões em mercadorias irregulares em Abelardo Luz
PM encontra três animais silvestres abatidos e congelados em Abelardo Luz
Câmara aprova pedido de informações sobre obras em duas escolas de SMO
Vorcaro se reuniu com Gilmar Mendes antes de julgamento bilionário no STF
MPT pede R$ 30 milhões em ação contra Havan e Luciano Hang por assédio eleitoral
André Mendonça rejeita ação contra reajuste do Bolsa Família