O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo) protoclou nesta terça-feira, 22, um pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar um suposto abuso de autoridade por parte de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para o parlamentar, a atuação das autoridades competentes pela Justiça Eleitoral representa “violação de direitos e garantias fundamentais, prática de condutas arbitrárias sem a observância do devido processo legal, inclusive a adoção de censura e atos de abuso de autoridade”.
O documento pede que a investigação seja referente aos casos protagonizados pelos ministros de busca e apreensão nas residências de empresários por terem compartilhado em grupos de Whatsapp, bloqueio de contas bancárias de pessoas e empresas suspeitas de financiarem manifestações e censura a parlamentares, ao economista Marcos Cintra, à produtora Brasil Paralelo, à emissora Jovem Pan e ao jornal Gazeta do Povo.
“É urgente que a Câmara dos Deputados, autêntica representante do povo brasileiro, exerça suas competências constitucionais para fazer cessar todo e qualquer autoritarismo advindo do Poder Judiciário, que vem ferindo de morte o Estado de Direito e instalando no país um verdadeiro Estado de Exceção, violando direitos constitucionais e garantias fundamentais.
É preciso ainda averiguar se houve por parte dos magistrados das cortes superiores a prática de atos que configurariam as condutas típicas previstas na lei n. 13.869, de 2019, que trata dos crimes de abuso de autoridade, em especial as condutas descritas nos artigos 29, 31, 32 e 33, da referida lei”, escreveu.
O deputado pede que a comissão seja composta por 27 membros e tenha o prazo de 120 dias para realizar a investigação.
Fonte: Portal Peperi
Morre Jacob Klagenberg, figura importante da Safrita e Papai Noel de Itapiranga
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas feridas em SMO
Colisão entre camionetas deixa homem ferido na BR-282, em Paraíso
Atuação de ambulantes em Itapiranga gera preocupação no comércio
Trânsito é totalmente liberado na ponte sobre o Rio Uruguai em Chapecó
Deputado destaca importância de emendas para garantir recursos à região em 2027
PM apreende 24 mil garrafas de cerveja com rótulos falsificados em SC
Câmara aprova projetos para criação de cargos efetivos em Itapiranga
Defesa Civil alerta para temporais severos e vendaval no Extremo-Oeste neste sábado
Estúdio D.A. Dança apresenta espetáculo “O mundo se conta em movimento” em São Miguel do Oeste
Réu é condenado a 13 anos de prisão por acidente que matou jovem na BR-163 em Guarujá do Sul
Advocacia Favero reúne empresários em workshop sobre o fim da escala 6x1