Ainda na quarta-feira, após o temporal que atingiu municípios do Extremo Oeste, e causou estragos maiores em Descanso e Belmonte, a Defesa Civil publicou uma nota preliminar que indicava a possibilidade da ocorrência de um tornado na região, com base nas imagens de radar e em fotos realizadas no campo.
Nesta sexta-feira a Defesa Civil realizou um levantamento com drone e entrevistou moradores. Após a análise detalhada de imagens, fotos, vídeos e relatos além de consultas com especialistas em tornados, a exemplo do doutor Ernani Nascimento, da Universidade de Santa Maria, foi possível confirmar a ocorrência de um tornado na cidade de Descanso, e que atingiu também o município vizinho de Belmonte.
As condições de tempo severo em Santa Catarina vêm sendo monitoradas desde a semana passada. No domingo, dia 6 de junho, a Defesa Civil emitiu um boletim especial de condições de tempo adverso entre os dias 9 e 11 de junho, com previsão de chuva moderada a forte e persistente, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra, além de temporais com ventos intensos. Esta nota foi atualizada nos dias 7 e 8 de junho.
Nos dias seguintes, foram atualizadas diariamente os avisos meteorológicos, reforçando as condições para chuva forte e persistente no estado, indo do nível de observação até o nível mais alto de risco aviso no dia do evento.
Durante todo o evento foram emitidos um alerta de nível máximo, 96 atenções de nível alto, e 102 observações de nível moderado.
As notificações foram enviadas para diversas regiões do estado para temporais, chuvas intensas, alagamentos, inundações e deslizamentos.
Por volta das 15h48 da quarta-feira a previsão de curtíssimo prazo, “nowcasting”, feita pela Defesa Civil do Estado, emitiu um alerta nível máximo para temporais com raios e granizo, nas proximidades de Itapiranga, Iporã do Oeste, Tunápolis e Mondaí. Este alerta foi transmitido por SMS, TV digital e publicado nas redes sociais e site da Defesa Civil.
O alerta foi emitido após identificar nas imagens do Radar do Oeste, localizado em Chapecó, a formação e o desenvolvimento de uma supercélula de tempestade severa nas redondezas das cidades de Belmonte, Descanso e Iporã do Oeste, no qual acabou originando a uma célula nas proximidades.
Confira na sequências de mapas, a explicação da Defesa Civil para o tornado que atingiu os municípios.
Fonte: Portal Peperi
Influenciadores apontam dificuldades de acessibilidade em prédios públicos; Prefeitura afirma que realiza melhorias gradualmente em SMO
Dois homens são condenados por extorsão em casos do "golpe dos nudes" em Modelo
Detran bloqueia emissão da CNH para motoristas com CPF irregular
Entidades não indicam representantes e Condim está inativo no município
Cavalgada percorre três municípios para homenagear colonizadores de Porto Novo
Governo Federal lança programa com financiamento de motos e bicicletas para entregadores
Filme sobre os bastidores de "Rocky" ganha trailer e estreia em novembro
Toy Story 5 lidera bilheterias de 2026 com arrecadação de R$ 6,2 bilhões
Homem-Aranha: Um Novo Dia estreia nesta quinta no Cine Peperi
Inmet emite alerta vermelho para chuvas intensas no Rio Grande do Sul
FAESC diz que renegociação de dívidas pode aliviar situação dos produtores
Briga entre irmãos termina com um esfaqueado em Cunha Porã