Ainda na quarta-feira, após o temporal que atingiu municípios do Extremo Oeste, e causou estragos maiores em Descanso e Belmonte, a Defesa Civil publicou uma nota preliminar que indicava a possibilidade da ocorrência de um tornado na região, com base nas imagens de radar e em fotos realizadas no campo.
Nesta sexta-feira a Defesa Civil realizou um levantamento com drone e entrevistou moradores. Após a análise detalhada de imagens, fotos, vídeos e relatos além de consultas com especialistas em tornados, a exemplo do doutor Ernani Nascimento, da Universidade de Santa Maria, foi possível confirmar a ocorrência de um tornado na cidade de Descanso, e que atingiu também o município vizinho de Belmonte.
As condições de tempo severo em Santa Catarina vêm sendo monitoradas desde a semana passada. No domingo, dia 6 de junho, a Defesa Civil emitiu um boletim especial de condições de tempo adverso entre os dias 9 e 11 de junho, com previsão de chuva moderada a forte e persistente, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra, além de temporais com ventos intensos. Esta nota foi atualizada nos dias 7 e 8 de junho.
Nos dias seguintes, foram atualizadas diariamente os avisos meteorológicos, reforçando as condições para chuva forte e persistente no estado, indo do nível de observação até o nível mais alto de risco aviso no dia do evento.
Durante todo o evento foram emitidos um alerta de nível máximo, 96 atenções de nível alto, e 102 observações de nível moderado.
As notificações foram enviadas para diversas regiões do estado para temporais, chuvas intensas, alagamentos, inundações e deslizamentos.
Por volta das 15h48 da quarta-feira a previsão de curtíssimo prazo, “nowcasting”, feita pela Defesa Civil do Estado, emitiu um alerta nível máximo para temporais com raios e granizo, nas proximidades de Itapiranga, Iporã do Oeste, Tunápolis e Mondaí. Este alerta foi transmitido por SMS, TV digital e publicado nas redes sociais e site da Defesa Civil.
O alerta foi emitido após identificar nas imagens do Radar do Oeste, localizado em Chapecó, a formação e o desenvolvimento de uma supercélula de tempestade severa nas redondezas das cidades de Belmonte, Descanso e Iporã do Oeste, no qual acabou originando a uma célula nas proximidades.
Confira na sequências de mapas, a explicação da Defesa Civil para o tornado que atingiu os municípios.
Fonte: Portal Peperi
Veja como foi a Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo 2026
Detento tenta fugir durante atendimento odontológico em Maravilha, mas é recapturado minutos depois
Esporte e Cidadania: O Impacto dos 20 Anos de Kickboxing e Muay Thai em Campo Erê
Centro Espírita Seara da Fé celebra 43 anos com programação em SMO
Conferência Regional do Vereador Mirim terá mais de 100 participantes em Tunápolis
Vereadores solicitam estudo para criação de Arena Multiuso no Campo Montese em SMO
Homem fica ferido em queda de moto na ITG-070
Extremo Oeste deve reduzir em até 25% a área de trigo nesta safra, aponta Epagri
Município inaugura Sala do Empreendedor na Acismo no dia 29 de junho
Motociclista fica ferido em colisão no centro de São Miguel do Oeste
Itapiranga inicia debate para regularização de autopropelidos e veículos elétricos
Caminhão apresenta falha mecânica e tomba no interior de Itapiranga