A Polícia Federal realiza nesta sexta-feira a transferência do banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, para a Penitenciária Federal em Brasília. A mudança de unidade ocorre por determinação do STF (Supremo Tribunal Federal) durante investigação sobre suposto esquema bilionário envolvendo títulos de crédito falsos.
A ordem partiu do ministro André Mendonça, relator da Petição 15.556 na Corte. O despacho autoriza envio imediato do investigado para o sistema penitenciário federal, ambiente com regras de segurança mais rígidas.
Vorcaro passou a responder ao processo após prisão realizada pela Polícia Federal na quarta-feira (4), em São Paulo, durante a terceira fase da Operação Compliance Zero.
Investigação aponta risco à apuração
Relatório policial enviado ao Supremo sustenta necessidade de custódia em unidade federal. Avaliação interna aponta risco potencial para a investigação caso o investigado permanecesse em presídio estadual.
De acordo com os investigadores, Vorcaro teria forte capacidade de articulação em diferentes setores do poder público e também no ambiente empresarial. Esse cenário, na análise da corporação, poderia gerar interferência indireta na coleta de provas ou no cumprimento de ordens judiciais.
Outro ponto apresentado pela Polícia Federal envolve a integridade física do preso. Estrutura federal permite controle mais rigoroso de movimentação, além de monitoramento permanente.
Operação apura esquema bilionário
A Operação Compliance Zero analisa suspeitas de fraudes financeiras envolvendo venda de títulos de crédito considerados falsos. O foco principal recai sobre operações relacionadas ao Banco Master.
Investigadores apontam possível movimentação bilionária dentro do sistema financeiro nacional. A apuração permanece sob supervisão direta do Supremo Tribunal Federal.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio sai na frente, segura pressão e vence Atlético-MG pela semifinal da Copa do Brasil
Carro colide contra poste e condutor deixa o local em São Miguel do Oeste
Falha em linha de transmissão deixa milhares de consumidores sem energia no Extremo-Oeste
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido na SC-386
Porto Novo e Flamengo empatam pela última rodada da primeira fase do Municipal de Itapiranga
Grêmio do Alto Guamerim vence Flamengo por 2 a 0 no primeiro jogo do mata-mata
Canta Saltinho registra maior edição da história e define vencedores das três categorias
Homem é preso após ser encontrado dentro de carro furtado em São Miguel do Oeste
Adolescente de 14 anos é apreendido após tentativa de furto de motocicleta em São Miguel do Oeste
Motorista fica preso às ferragens em tombamento de caminhão na área rural de Barracão
Novas regras do vale-refeição e alimentação começam a valer neste domingo
Homem é preso ao comparecer ao Fórum para atualizar endereço em SC