O Fórum Parlamentar Catarinense encerrou nesta sexta-feira, 10, em São Miguel do Oeste, o ciclo de audiências públicas realizado pelas macrorregiões de Santa Catarina. Um dos temas prioritários discutidos foi a crise na cadeia produtiva do leite, especialmente no Extremo Oeste do estado, onde se concentra a maior bacia leiteira de SC.
Em entrevista à Rádio Peperi, o senador Esperidião Amin (PP) destacou a gravidade da situação e a necessidade urgente de medidas concretas para socorrer os produtores. “Estamos vivendo uma crise no preço do leite, o que afeta diretamente a renda e o trabalho das famílias. Isso aumenta nossa responsabilidade”, afirmou o parlamentar.
Segundo Amin, ainda é preciso entender a real origem do problema. “Não dá pra dizer que estamos importando mais leite do que em anos anteriores. Precisamos completar o diagnóstico. O que está gerando esse desequilíbrio de renda?”, questionou.
O senador defendeu ações emergenciais do governo federal, como a compra de leite para fabricação de leite em pó destinado à merenda escolar, medida que ajudaria a manter a demanda pelo produto. “Não existe recomendação médica pra criança beber menos leite. Isso não pode acontecer”, pontuou.
Para Amin, a falta de renda no campo afeta toda a cadeia econômica local. “Quando o produtor perde renda, todo o comércio é impactado. Precisamos agir com urgência e eficiência”, concluiu.
Fonte: Portal Peperi
Semana do Migrante busca aproximar brasileiros e estrangeiros em SMO
Prefeitura abre consulta pública para regulamentar Food Trucks em SMO
Edital do VOA+ SC prevê voos entre Florianópolis e SMO com passagem tabelada em R$ 824,85
Defensoria Pública promove Mutirão da Cidadania em São Miguel do Oeste
Correios fecham quatro agências no Oeste em meio a plano para reduzir prejuízos
Receita Federal faz alerta urgente sobre golpe da restituição do Imposto de Renda
São Miguel do Oeste avança para implantação de ponto de coleta do Hemosc no bairro São Jorge
Cartório de Itapiranga define equipe de mesários para eleições
SC amanhece com mínima de -4°C e pelo menos 20 cidades com frio abaixo de 5°C
Justiça bloqueia R$ 300 mil de proprietários de boate investigados por exploração sexual em São Lourenço do Oeste
Colisão entre dois veículos deixa dois idosos feridos na SC-305 em Campo Erê
Casal é preso por tráfico de drogas após perseguição e tentativa de fuga em São Lourenço do Oeste