Itapiranga e Dionísio Cerqueira podem perder a Coordenadoria Regional de Educação, a CRE. É um processo semelhante com a extinção das Agências de Desenvolvimento Regional.
O deputado Maurício Eskurdark afirma que esta medida é resultado de uma política errada do Governo de Carlos Moisés, que efetivou profissionais da educação na sede da Secretaria Estadual e nas Gerências de Educação. Segundo o deputado, muitos professores deveriam estar em sala de aula e não nas funções administrativas.
Segundo Eskurdark, o atual governo quer mais gente nas escolas, pois no sistema existente os professores em funções burocráticas são mais valorizados em comparação aos profissionais que estão nas escolas. Ele menciona apadrinhamento político e gratificações que elevam os salários e isso resulta em injustiças.
O Deputado avalia que a permanência da Coordenadoria Regional de Educação em Dionísio Cerqueira e Itapiranga é fundamental pelos serviços que prestam. Segundo Maurício Eskudlark, é preciso encontrar alternativas para reduzir o grande número de servidores em cargos burocráticos na educação e valorizar mais os professores que estão em sala de aula.
A CRE de Itapiranga administra 14 escolas estaduais, incluindo ainda educandários nos municípios de São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena e Iporã do Oeste.
Oficialmente, o governo não confirma, mas internamente é estudada a possibilidade de absorção da CRE de Itapiranga e de Dionísio Cerqueira pela de São Miguel do Oeste. A reorganização das coordenadorias regionais está sendo avaliada como parte da reforma administrativa do Governo do Estado. O objetivo da nova organização será atender ainda melhor às escolas.
O plano é fechar 15 das 36 unidades regionais em atividade no momento. Segundo o deputado Maurício Eskudlark, é preciso uma mobilização para evitar a transferência para São Miguel do Oeste, gerando maior dificuldade para os professores.
Fonte: Portal Peperi
Rio transborda e provoca interdição da SC-305 em Campo Erê
Travessia do Rio Uruguai será interrompida neste sábado em Itapiranga
Rio Uruguai inicia elevação e projeção é de 7 metros neste sábado
Caminhonete capota na SC-157 durante forte chuva em São Lourenço do Oeste
Justiça Eleitoral distribui urnas para o segundo turno das Eleições 2026
Havan abre as portas em São Miguel do Oeste
Deslizamento de terra leva à interdição preventiva de residência em Dionísio Cerqueira
Mais de 5,7 milhões de catarinenses estão aptos a votar no segundo turno neste domingo
Peperi Debates discute desafios para elaboração dos planos de educação em SC
Defesa Civil emite alerta de risco alto para chuva no Oeste e Extremo-Oeste
Mais de 137 mil eleitores da AMEOSC podem votar para presidente neste domingo
AMPESC mobiliza instituições de ensino superior para discutir futuro da educação em SC