As universidades do sistema Acafe começam neste mês a oferecer cursos de formação continuada para professores da rede pública de ensino. A capacitação está prevista como uma das contrapartidas exigidas das instituições dentro do programa Universidade Gratuita, do governo do Estado, que oferece bolsas de estudo para o ensino superior no Estado.
O programa de Formação Continuada será lançado em eventos nos dias 30 e 31 de janeiro, em Florianópolis. Os cursos devem ter painéis sobre temas centrais para a educação, o cenário do programa Universidade Gratuita, a relação entre a formação de professores e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e práticas de gestão escolar.
Cada professor deve receber 60 horas de qualificação por semestre. O Ideb, aliás, deve estar no foco das formações deste ano em Santa Catarina.
A presidente da Acafe e reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), professora Luciane Bisognin Ceretta, aponta que o lançamento deste programa deve consolidar Santa Catarina como um dos estados pioneiros no fortalecimento da formação contínua dos professores.
— Essa é uma iniciativa de extrema relevância para o aprimoramento da educação em Santa Catarina. Este programa representa um passo fundamental para o Estado, pois estamos criando uma rede de apoio e desenvolvimento contínuo para os professores, que são a base do nosso sistema educacional — avaliou.
O lançamento do programa terá palestrantes nacionais e vai reunir as lideranças das 37 coordenadorias regionais de Educação. O programa é organizado pela organizado pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais, a Acafe.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio do Alto Guamerim vence Flamengo por 2 a 0 no primeiro jogo do mata-mata
Canta Saltinho registra maior edição da história e define vencedores das três categorias
Homem é preso após ser encontrado dentro de carro furtado em São Miguel do Oeste
Adolescente de 14 anos é apreendido após tentativa de furto de motocicleta em São Miguel do Oeste
Motorista fica preso às ferragens em tombamento de caminhão na área rural de Barracão
Novas regras do vale-refeição e alimentação começam a valer neste domingo
Homem é preso ao comparecer ao Fórum para atualizar endereço em SC
Mulher morre e outras três pessoas ficam feridas após carro capotar na SC-283
Homem morre após ser atropelado na SC-480, em São Domingos
Baile da 33ª Oktoberfest de Santa Terezinha reúne grande público
Veículo sai da pista e colide em barranco na BR-163, no interior de São Miguel do Oeste
Tunápolis conquista sexto título do Catarinense de Futebol Escolar