O município de Jaraguá do Sul, conhecido como “cidade dos bilionários” por conta da WEG, no Norte catarinense, sofreu um ataque ao sistema de integração de uma conta da Caixa Econômica Federal. Movimentações não reconhecidas pela prefeitura foram feitas entre quarta, 22, e quinta-feira, 23. De acordo com análise preliminar, o ataque gerou prejuízo aos cofres públicos.
Segundo a prefeitura, a anormalidade foi identificada rapidamente, já que a administração e a Caixa seguem rigorosos protocolos tecnológicos de segurança e normas de controle que utilizam medidas como monitoramento de transações suspeitas, movimentações bancárias restritas e bloqueios imediatos, com base em eventuais riscos financeiros.
Com isso, foi possível identificar que o dinheiro desviado das contas públicas foi enviado a diversas contas bancárias. De acordo com o município, uma apuração inicial apontou que as movimentações financeiras não foram feitas de dentro da prefeitura.
O município ainda informou que são tomadas todas as providências necessárias para garantir a recuperação dos recursos públicos e evitar prejuízos adicionais. O caso já foi comunicado às autoridades policiais competentes para iniciar uma investigação formal.
Em nota, a Caixa afirmou que está prestando atendimento à prefeitura e adotando as providências necessárias.
“O banco destaca que, em caso de movimentação não reconhecida pelo cliente, é possível realizar pedido de contestação em uma das agências. O processo é analisado por equipe especializada e as informações relativas aos casos são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente à Polícia Federal e demais órgãos competentes para análise e investigação. O resultado também é informado ao titular da conta”, informou a Caixa.
Ainda de acordo com a prefeitura, o valor do prejuízo ainda é levantado.
Confira a nota na íntegra
“A CAIXA está prestando atendimento à prefeitura e adotando as providências necessárias. O banco destaca que, em caso de movimentação não reconhecida pelo cliente, é possível realizar pedido de contestação em uma das agências.
O processo é analisado por equipe especializada e as informações relativas aos casos são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente à Polícia Federal e demais órgãos competentes para análise e investigação. O resultado também é informado ao titular da conta.
O banco monitora ininterruptamente seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar e investigar casos suspeitos de fraudes. A CAIXA possui estratégia, políticas e procedimentos de segurança para a proteção dos dados e operações de seus clientes e dispõe de tecnologias e equipes especializadas para garantir segurança aos seus processos e canais de atendimento.
Como parte da atuação na prevenção dessas ocorrências, a CAIXA realiza constantemente ações de orientação e esclarecimentos a seus clientes por meio de seus canais de atendimento, site e redes sociais. Especificamente para o Poder Público, foi desenvolvida cartilha com dicas de segurança, distribuída aos clientes e disponível no site da CAIXA.”
Fonte: NSC Total
JCI realiza mutirão de limpeza em cerca de dez pontos de São Miguel do Oeste
PM apreende 109 garrafas de vinho argentino em rodoviária de Dionísio Cerqueira
Incêndio atinge residência na área rural de Abelardo Luz
Grande público prestigia o desfile da Kerb-Fest em Iporã do Oeste neste sábado
Mulher fica ferida em acidente em Palmitos
Confira fotos e bastidores do debate da Peperi com candidatos ao Senado
Saer/Fron transfere idoso de Itapiranga para Hospital de Chapecó
Liquida Cedro movimenta Parque de Exposições e reúne comércio local
Cheia do Rio Uruguai interdita pontes e balsa continua sem travessia em Itapiranga
Jantar Alemão tem grande público na KerbFest de Iporã do Oeste
Temporais atingem 37 municípios e sete decretam situação de emergência em SC
Tornado mata agricultor e destrói casas em Misiones, na Argentina