Uma Pequena Central Hidrelétrica, ou seja, uma usina hidrelétrica de pequeno porte será instalada no interior de Itapiranga. O projeto não teve divulgação como empreendimento e só foi tornado público por influência de apaixonados pela natureza.
Ivan Eidt, licenciado em Geografia e Mestre em Ciências Ambientais, presidente da AARUI - Associação dos Amigos do Rio Uruguai e Membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Itapiranga levou o assunto para debate na Câmara de Vereadores. Ele reclama que a sociedade não foi ouvida, que não teve qualquer discussão sobre os impactos ambientais e nem as consequência para o Rio Macaco Branco, que vai receber a PCH, na comunidade de Maria Goretti, interior de Itapiranga.
Ivan Eidt considera que a Central Hidrelétrica não é viável e vai afetar de maneira negativa o curso do rio. Segundo ele, um dos poucos rios da região que ainda não possui barragem e agora será modificado por interesse de poucos.
Eidt chama atenção que o rio possui cachoeiras com potencial turístico, esporte de aventura e ainda teme pelas consequências negativas para a vida aquática. Ele ainda aponta problemas ambientais, econômicos e sociais, pois a PCH não gera empregos e afeta o meio ambiente. Ressalta ainda que os rios são bens públicos e por isso a intervenção no curso normal deveria ter amplo debate com a comunidade e não com projetos elaborados sem qualquer divulgação.
O presidente da AARUI afirma que a Bacia do Rio Macaco Branco tem grande potencial com áreas de cachoeiras e corredeiras que são afetadas por hidrelétricas. Ivan Eidt destaca a prática de canoagem e rafting com leito normal do Rio Macaco Branco. Já existe autorização para estudo ambiental e se mostrou surpreso ao comparecer em sessão do legislativo e perceber que vereadores já tinham conhecimento do projeto e inclusive famílias que serão indenizadas.
Eidt diz que a alegação de baixo impacto não é verdade e aponta alternativas para a geração de energia por Biogás com dejetos suínos e painéis solares.
Fonte: Portal Peperi
PM recupera veículo furtado e prende suspeito após perseguição em São Miguel do Oeste
PM recupera em Maravilha veículo furtado durante a madrugada em Tigrinhos
PM prende quatro pessoas e apreende drogas em bar de Maravilha
Três pessoas são presas após PM recuperar veículo furtado no Paraná na BR-282
Mulher fica ferida após sofrer queda de motocicleta em Campo Erê
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em São Miguel do Oeste
Balsa retoma travessia na manhã deste domingo em Itapiranga
Internacional vence a Chapecoense na Arena Condá e quebra jejum de 10 partidas no Brasileirão
Microexplosão provoca danos em comunidades do interior de Guaraciaba
APAS realiza primeiro bingo e reúne mais de 600 pessoas em São Miguel do Oeste
JCI realiza mutirão de limpeza em cerca de dez pontos de São Miguel do Oeste
PM apreende 109 garrafas de vinho argentino em rodoviária de Dionísio Cerqueira