A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste promoveu uma audiência pública para debater sobre a trafegabilidade da Rua Oiapoc. O evento, realizado no plenário do Poder Legislativo na noite de sexta-feira, 23, foi proposto pelo vereador Valnir Scharnoski (Nini – PL), que conduziu os debates. A audiência reuniu dezenas de moradores e comerciantes do Bairro Agostini, especialmente usuários da Rua Oiapoc, e as discussões giraram em torno da possibilidade de instalação de uma ciclovia, ou ciclofaixa, nessa rua. Os manifestantes foram unânimes contra a ciclovia nesse local.
No início da audiência, Nini Scharnoski ressaltou que foram convidados representantes de entidades e de órgãos públicos, que não compareceram; e lamentou a ausência do Poder Executivo na audiência. Na sequência, o vereador convidou alguns moradores para fazer parte da mesa. Destacou que a audiência não tem efeito deliberativo, apenas consultivo, e que a ata do encontro será levada à Administração.
Nini fez uma apresentação dos usos da Oiapoc, por caminhoneiros, comerciantes, moradores, alunos da Unoesc. Ressaltou que a rua é utilizada para o tráfego, para carga e descarga, para o estacionamento. Ele afirmou que, a seu ver, a sociedade não foi ouvida para elaborar o projeto da ciclovia.
O vereador Moacir Fiorini (MDB) informou que no dia da audiência conversou com o secretário de Urbanismo Jeferson Dias, questionando o que será implantado na Oiapoc. Conforme relato de Fiorini, será implantada uma ciclovia, que é a sequência de um projeto da Administração, e que foi discutida numa audiência pública há alguns anos. A obra foi dividida em três etapas: a primeira etapa é do trevo até a rodoviária, na Rua Waldemar Rangrab; a segunda etapa é na Marcílio Dias (ambas já executadas); e a terceira etapa é do Estádio do Guarani até próximo à Unoesc.
Fiorini ressaltou que o Bairro Agostini tem a Unoesc, a UPA, o cemitério, o acesso para Bandeirante, o ginásio municipal, e é um bairro muito populoso, além de quase todos os loteamentos saírem nesse bairro. “Hoje a Rua Oiapoc está congestionada e muito perigosa”, afirmou. Ele explicou ainda que, segundo o projeto da ciclovia, haverá estacionamento dos dois lados, mas poucas vagas, como na Rua Marcílio Dias.
A vereadora Cris Zanatta ressaltou que essas mudanças iniciaram em 2015, com a questão da mobilidade urbana do município de São Miguel do Oeste. Disse que na Marcílio Dias quem “pagou o pato” foi o comércio, em razão de que muitas pessoas desviam da via por não terem o hábito de dirigir em mão única. Afirmou que há conversas para tornar mão única as ruas Oiapoc e Barão do Rio Branco, e questionou se algum dos moradores foi consultado sobre isso.
Cris disse que não é contra os ciclistas, mas que está preocupada com a questão da segurança. Afirmou que na Rua Waldemar Rangrab os ciclistas trafegam, mas correm riscos. “Queremos a mobilidade urbana, mas que seja discutida junto, vendo as necessidades e priorizando elas”, afirmou. Por fim, Cris pede à Administração que repense a situação da ciclovia.
Dezenas de moradores e comerciantes da Rua Oiapoc participaram da audiência. Em suas manifestações, as falas foram unânimes contra a criação da ciclovia na Oiapoc, sugerindo que a faixa exclusiva de ciclistas seja construída em outro local. Entre os argumentos apontados estão a falta de segurança, o grande movimento de veículos nessa rua e a possibilidade de prejudicar os comércios com a falta de estacionamento. Manifestantes também destacaram que há pequeno fluxo de bicicletas que utilizam essa via, inclusive por ser um local muito utilizado por veículos de pequeno e grande porte.
Por fim, encerradas as manifestações, o proponente da audiência Nini Scharnoski destacou que será realizado um abaixo-assinado dos moradores contra a ciclovia e se buscará uma audiência com a Administração Municipal para reverter a instalação dessa via exclusiva para ciclistas.
Fonte: Portal Peperi
Roubo à mão armada em vidraçaria termina com fuga internacional em Dionísio Cerqueira
Jovem sai ilesa após bater carro em caminhão estacionado em Iporã do Oeste
Trabalhador de 66 anos morre após ser atropelado por caminhão em empresa de Criciúma
Comarca de São Miguel repassa mais de R$ 1 milhão para projetos sociais na região
Programa DEL começa a demonstrar resultados positivos em São João do Oeste
PRF apreende mais de 700 quilos de maconha e recupera picape clonada no Oeste de SC
Assemit registra grande procura para primeiro Liquida Itapiranga
Mulher fica ferida em queda de motocicleta na SC-492, em São Miguel do Oeste
Sogra de condenado por tráfico de drogas em Itapiranga é absolvida
Marido e sogro são presos por feminicídio após simularem acidente para esconder morte de jovem em SC
Acidente em silo de grãos deixa um trabalhador morto em Guarujá do Sul
Com investimento de R$ 3 milhões, Senai inaugura sede em Mondaí