O comércio varejista de Santa Catarina cresceu 5,8% entre janeiro e outubro de 2025, conforme dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira, 12. O resultado positivo foi puxado pelo segmento de artigos de uso pessoal e doméstico, com alta de 10,9% no período, e de supermercados e hipermercados, com elevação de 7,4%. O percentual reflete o momento de aquecimento da economia catarinense, que tem pleno emprego e renda acima da média nacional.
Conforme a pesquisa do IBGE, o comércio catarinense cresceu acima do triplo do Brasil no período. Enquanto o estado avançou 5,8%, o país soma apenas 1,5%. Com o bom desempenho, Santa Catarina ocupa o segundo lugar no ranking nacional, atrás apenas do Amapá (7,7%). O terceiro lugar é da Paraíba (5,1%). Os vizinhos Rio Grande do Sul e Paraná registraram 2,8% e 2,4%, respectivamente.
“Os números só mostram que estamos no rumo certo. Incentivando novas empresas, estimulando o crescimento das que já estão aqui. Isso gera emprego, gera renda. As pessoas compram mais. E tudo sem aumentar imposto. Todo mundo fica feliz com esse dinheirinho a mais. Só gera mais crescimento econômico”, afirmou o governador Jorginho Mello.
“O bom resultado do comércio é um termômetro que mostra como a economia de Santa Catarina segue aquecida. Estamos executando medidas para impulsionar a economia e gerar novos postos de trabalho, conforme determinação do governador Jorginho Mello. Somente programas como o Prodec e o Pró-Emprego já garantiram mais de 110 mil empregos. Assim, as pessoas têm renda para comprar e consumir”, destaca o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.
Entre os segmentos do comércio catarinense o resultado também foi positivo para a venda de artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos (4,7%), livros, revistas e papelaria (4,6%), combustíveis e lubrificantes (4%), tecidos, vestuário e calçados (3,2%), bem como equipamentos e materiais para escritório (0,5%). No entanto, as vendas de móveis (-3,2%) e eletrodomésticos (-3,4%) registraram retração no período.
Fonte: Portal Peperi
Portas Abertas Uno reúne mais de 500 estudantes em São Lourenço do Oeste
Caso de adolescente levada de Maravilha termina com sete denunciados pelo Ministério Público
Acampamento Farrapo está mantido e terá programação em galpão coberto em caso de chuva em SMO
Governo anuncia reajuste do Bolsa Família e benefício mínimo sobe para R$ 691
Mendonça afirma ter sido alertado sobre represálias no caso Master
Justiça Eleitoral divulga cronograma de preparação e auditoria das urnas em SMO
São Miguel do Oeste registra 687 faltas a atendimentos de saúde em agosto
Importações pelo Porto Seco de Dionísio Cerqueira quase dobram em agosto
Guarujá do Sul conclui trecho de asfalto até Linha Caravaggio e busca recursos para continuidade
Ameosc promove capacitação sobre serviços municipais de atenção aos animais
Inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional seguem até segunda em SMO
Prefeitura de SMO orienta moradores sobre pontos de descarte de lixo eletrônico