Entre janeiro e setembro, o preço médio do quilo da carne bovina aumentou em 30% comparado a 2023. Uma das explicações para a alta de preço está no aumento das exportações, além do período de seca e as queimadas que atingiram o setor pecuarista. As informações são do NSC Notícias.
O preço da carne, que estava em queda nos últimos seis meses, voltou a subir no segundo semestre. O maior patamar foi atingido no mês de setembro, chegando a 3%. Especialistas acreditam que a comercialização dos cortes com outros países pode influenciar no valor do mercado nacional.
Em setembro, foram exportadas 286.750 toneladas, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes. Assim, com a diminuição da disponibilidade da proteína no mercado interno, os preços começam a subir.
— O perfil de família que mais sofre com esses impactos são as famílias de mais baixa renda. Então, quando você tem um aumento de um alimento que é extremamente importante na mesa dos brasileiros, que é a carne bovina, isso acaba afetando as famílias mais pobres, com menos recursos — explica Matheus Dias, economista do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE).
A previsão do IBRE é que os preços continuem a subir. A inflação pode atingir o maior patamar perto das festas de fim de ano.
Fonte: Portal Peperi
Postos de combustíveis de Itapiranga registram falta de óleo diesel comum
ACEPRO promove brechó solidário neste sábado em São José do Cedro
CASAN orienta moradores sobre limpeza de fossas em Descanso
Vereadores pedem reforço na iluminação do trevo da BR-282 com a SC-163
Bolsonaro está em UTI com broncopneumonia bacteriana, diz boletim
STF forma maioria para manter prisão de Vorcaro
Corpo de homem seminu é encontrado em frente à residência, em Iporã do Oeste
Cine Peperi faz promoção especial para o filme “Pânico 7” em São Miguel do Oeste
Fux acompanha Mendonça e STF tem dois votos para manter Vorcaro preso