Nesta sexta-feira, 21, produtores lamentaram nas redes sociais postando fotos dos danos causados pela forte geada. Já na semana passada a chuva que veio acompanhada de granizo causou prejuízos ao fumo recém plantado nas lavouras.
O gerente técnico da Afubra de Santa Cruz do Sul, Paulo Ogliari, ressalta que somente na atual safra, nas regiões Oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina já são 283 produtores que registraram prejuízos de médio a grande porte nas mudas de fumo. Em algumas lavouras foi necessário fazer novo plantio, tamanho foi o prejuízo. Ogliari comenta que a equipe técnica está a campo fazendo os levantamentos desde o começo da semana para apurar os prejuízos. Ele considera que os danos só não foram maiores porque muitos agricultores ainda não haviam feito o plantio, que varia de agosto a setembro.
A Afubra também está finalizando a pesquisa para apurar os preços praticados na comercialização da safra anterior. De acordo com o gerente técnico da Afubra de Santa Cruz do Sul, esta pesquisa contempla mais de 530 municípios nos três estados do Sul.
Paulo Ogliari antecipa que o resultado da pesquisa não é satisfatório, houve muita reclamação por parte dos produtores, devido aos baixos preços praticados pelas empresas. Ele cita que na região Oeste de Santa Catarina o fumicultor teve pouca perda na última safra em decorrência do clima, já na região de Santa Cruz, sede da Afubra, a produção foi afetada pela falta de chuva.
Ogliari lembra que cada produtor é livre para plantar a quantia de fumo que quiser, mas o que está acontecendo é que cada fumicultor está produzindo um pouco mais além do que tem registrado, o que acaba gerando excesso de produção e queda no preço devido a maior disponibilidade de tabaco no mercado.
Fonte: Portal Peperi
CRAS reforça importância da prevenção e do apoio às mulheres em situação de violência
PCO confirma Brunno Dias como candidato ao governo de SC
STJ decide pela perda do cargo do ministro Marco Buzzi após denúncias de assédio sexual
Assistência Social promove capacitação para equipes de SMO
Justiça Eleitoral intensifica preparativos para as eleições de 2026 na região
CDL projeta aumento de 10% nas vendas para o Dia dos Pais em SMO
Vereador questiona atraso em obras do Asfalto da Fronteira em Itapiranga
Prefeitura de SMO abre inscrições para processo seletivo simplificado
Motociclista fica gravemente ferido após sair da pista na SC-160
TJSC condena ex-vice-prefeito por incêndio em pavilhão comunitário no Oeste
Pesquisa aponta Chapecoense com maior torcida em Santa Catarina
Posto de emissão de passaportes da PF em Chapecó muda de endereço