Santa Catarina registrou um aumento expressivo na realização de cirurgias ortopédicas nos últimos anos. Desde 2023, mais de 151 mil procedimentos foram realizados, número que representa um crescimento de 135% em relação a 2022.
Somente em 2025, foram mais de 62 mil cirurgias, o que tem contribuído para a redução das filas e melhoria na qualidade de vida de pacientes que aguardavam por atendimento.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a ortopedia é hoje a principal demanda dentro das cirurgias eletivas no estado. Antes concentrados em grandes centros como Florianópolis e Joinville, os atendimentos passaram a ser regionalizados, ampliando o acesso em outras cidades.
Conforme a SES, a ampliação dos serviços e a habilitação de novos hospitais permitiram acelerar os atendimentos e diminuir o tempo de espera. Além do aumento no número de cirurgias, o estado também investiu em programas para fortalecer a rede hospitalar, como a Tabela Catarinense, que complementa os valores pagos pelo SUS, e o Programa de Valorização dos Hospitais.
Outra medida foi a habilitação de 18 novos serviços de Traumato-Ortopedia, praticamente dobrando a capacidade de atendimento no estado.
Na prática, o avanço tem mudado a realidade de pacientes que conviviam com dor e limitações. Casos como o de Elvira Constantino, 71 anos, que aguardou três anos pela cirurgia e hoje já recupera a mobilidade mostram o impacto direto das ações na vida da população.
Subir escadas ou entrar no carro eram desafios diários. A mudança para um apartamento com elevador e o apoio da família ajudaram até o momento da cirurgia no Hospital Regional de São José.
“Agora me sinto muito bem, faço fisioterapia e já consigo lavar louça, preparar comida e cuidar das minhas coisas, antes não conseguia fazer isso. Viver sem dor é a melhor coisa da vida. Só tenho a agradecer a Deus e a todos que nos ajudaram. Está nota mil e dando tudo certo!”, relatou Dona Elvira.
Com os investimentos, o governo estadual busca manter o ritmo de atendimentos e avançar na redução da fila por cirurgias eletivas nos próximos anos.
Cometa vira nos minutos finais e vai às semifinais do Estadual de Amadores
FestiOeste tem espetáculo em edição das lendas
Moradores controlam incêndio em galpão no interior de São João do Oeste
Mulher fica ferida em colisão entre carros em Itapiranga
Iporã do Oeste elege a Nova Corte do município
Motociclista fica ferido após colidir contra poste em Iporã do Oeste
Corinthians reage após início turbulento e vence o Grêmio de virada em Porto Alegre
Arraiá São Migué reúne comunidade em tarde de cultura, música e tradição em São Miguel do Oeste
Jovem fica ferido em queda de moto no interior de Itapiranga
Em evento emocionante, casal Vovô e Vovó é escolhido em Iporã do Oeste
El Niño ganha força e pode trazer chuvas acima da média para Santa Catarina no inverno
Epagri amplia programa de recuperação de áreas degradas