Cerca de duas mil pessoas, incluindo os membros da segurança, foram mortas em protestos no Irã, declarou uma autoridade do país, nesta terça-feira, 13, a primeira vez que as autoridades reconheceram o alto número de mortos em uma intensa repressão em duas semanas de agitação em todo o país.
A autoridade iraniana, falando à agência de notícias Reuters, disse que "terroristas" estavam por trás das mortes de manifestantes e do pessoal de segurança. A autoridade não forneceu um detalhamento de quem havia sido morto.
Os protestos, provocados por condições econômicas terríveis, tem sido o maior desafio interno para as autoridades iranianas há pelo menos três anos e ocorre em meio à intensificação da pressão internacional após os ataques de Israel e dos Estados Unidos no ano passado.
As autoridades religiosas do Irã, que estão no poder desde a Revolução Islâmica de 1979, tentaram adotar uma abordagem dupla em relação às manifestações, considerando legítimos os protestos contra os problemas econômicos e, ao mesmo tempo, aplicando uma dura repressão de segurança.
Eles acusaram os Estados Unidos e Israel de fomentar a agitação e disseram que pessoas não identificadas, que eles chamam de terroristas, assumiram os protestos.
Um grupo de defesa dos direitos humanos identificou anteriormente centenas de pessoas mortas e disse que milhares haviam sido presas.
As restrições à comunicação, incluindo um apagão da internet nos últimos dias, prejudicaram o fluxo de informações.
Vídeos de confrontos noturnos entre manifestantes e forças de segurança na última semana, incluindo vários que foram verificados pela Reuters, mostraram confrontos violentos com tiros e carros e prédios em chamas.
Fonte: Portal Peperi
Semana começa com calor, mas Oeste de Santa Catarina pode ter temporais isolados
Desfile Típico reúne grande público na 16ª Deutsche Woche
Dia do Colono e do Motorista é comemorado com Feira e Benção de Carros em Iporã do Oeste
Itapiranga elabora protocolo para enfrentamento de Bullying e CyberBullying nas escolas
16ª Deutsche Woche encerra neste sábado com pleno sucesso
Peperi Debates discute desafios do campo e impactos do Plano Safra no Dia do Colono
Discussão entre familiares termina com feridos e danos em São José do Cedro
Criminosos arrombam estabelecimento comercial e furtam equipamentos e alimentos em Campo Erê
Projetos que restringem plásticos descartáveis preocupam indústria catarinense
Receita Federal inicia implantação do CNPJ alfanumérico na próxima sexta-feira
Edital Aldir Blanc destina R$ 356 mil para projetos culturais em SMO
Casan inicia cobrança pelo serviço de limpeza de fossas em seis municípios da região