Desde o início da pré-temporada de verão em Santa Catarina, em novembro de 2025, 1.267 pessoas foram salvas de afogamentos no Estado pelo Corpo de Bombeiros Militar. Os dados, divulgados nesta terça-feira, 13, revelam que, ao todo, cerca de 18 pessoas foram salvas por dia em território catarinense.
Os números contemplam o período de 1 de novembro de 2025, quando a pré-temporada de verão iniciou, ao dia 11 de janeiro deste ano, já durante a temporada. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, 60 pessoas se afogaram, mas acabaram se recuperando posteriormente, sem que os casos evoluíssem para óbitos.
Entretanto, 12 pessoas morreram tanto na praia quanto no mar no Estado no período estabelecido, sendo nove em regiões onde não havia guarnições. Em rios, foram sete mortes registradas, todas em regiões não guarnecidas.
Em relação aos acidentes com águas-vivas, foram 33 mil registros entre novembro de 2025 e janeiro de 2026. Neste período mais de 1 mil crianças perdidas nas praias foram encontradas pelas guarnições.
Ao todo, são 2.053 guarda-vidas disponíveis em Santa Catarina, com 429 postos espalhados pelo Estado. Também estão disponíveis dois helicópteros, 52 moto aquáticas, 134 viaturas, 158 embarcações, 35 quadriciclos e três aviões.
Salvamentos e resgates em uma semana
Nesta terça-feira, o Corpo de Bombeiros Militar também divulgou os números registrados na última semana, no período contemplado de 6 a 12 janeiro. Ao todo, foram feitos 232 salvamentos e resgates, com mais de um milhão de ações preventivas pelos guarda-vidas civil e militar.
Os acidentes com águas vivas chegaram a 1.047 ocorrências, o que representa uma queda em relação a semana anterior, quando foram registrados mais de 8 mil ocorrências. A única morte registrada foi a de um jovem de 22 anos em Passo de Torres, no Sul do Estado, no Rio Mampituba.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio sai na frente, mas Bragantino busca empate na Arena
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã