A Celesc mobilizou 24 equipes para trabalhar na recuperação do sistema elétrico após os temporais que atingiram o Extremo Oeste nesta quarta-feira, 4. Na região de São Miguel do Oeste, mais de 50 mil unidades consumidoras estão sem energia devido à queda de linhas de transmissão.
Conforme a companhia, quatro equipes pesadas e 20 equipes leves estão atuando na recuperação das estruturas danificadas pelos fortes ventos.
Os principais problemas envolvem as linhas de transmissão que alimentam as subestações de Palmitos e Mondaí. Além disso, foram identificados postes derrubados, cabos rompidos e árvores sobre a rede elétrica em diferentes municípios.
O gerente regional da Celesc, Sandro Valmorbida, destacou a complexidade dos trabalhos e afirmou que as equipes estão mobilizadas desde o início das ocorrências.
"A recuperação dessas linhas é um trabalho pesado e muito complexo", afirmou Valmorbida.
Segundo ele, a Celesc também realiza manobras operacionais para tentar restabelecer parte do fornecimento de maneira provisória. A estratégia prevê utilizar a subestação de Itapiranga para atender Mondaí e a região de Cunha Porã para abastecer parte de Palmitos.
A companhia destacou que os demais 34 municípios da região também sofreram impactos dos ventos.
Outra dificuldade enfrentada é a falta de reforços de equipes de outras regionais, que também estão mobilizadas para atender os estragos provocados pelo temporal.
A Celesc informou que os trabalhos seguem concentrados na recuperação do sistema elétrico e na redução dos transtornos à população.
Temporal arranca telhado de escola em Bandeirante e provoca suspensão das aulas
Comunidades do interior sofrem impactos significativos de temporal em Itapiranga
Celesc mobiliza 24 equipes para recuperar energia após temporal no Extremo-Oeste
Tornado e fortes rajadas de vento atingem Chapecó, afirma meteorologista
Temporal causa destruição em Chapecó e deixa veículos tombados na BR-282
Agente de saúde é morta a facadas em Guaraciaba; município decreta luto
Corpo de Bombeiros de Itapiranga trabalha com quatro equipes para auxiliar moradores após temporal
Temporal deixa mais de 98% dos consumidores sem energia em três municípios do Extremo-Oeste
Temporal provoca destelhamentos, queda de árvores e bloqueios em rodovias no Extremo-Oeste
Defesa Civil de São João do Oeste registra diversos danos causados pelo temporal
Prefeitura suspende aulas em SMO e pede retirada de crianças até as 13h
Fortes rajadas de vento provocam estragos no Aeroporto de Chapecó