A afirmação é da enfermeira da vigilância em saúde do município Samara Ronchi. De acordo com ela, o hospital da cidade recebeu na segunda-feira, 16, um paciente com suspeita do Covid-19. Após avaliação e estudo epidemiológico a suspeita foi descartada. A pessoa que poderia estar infectada com coronavírus teve contato com locais e pessoas onde a disseminação do vírus é em larga escala, porém, já faz mais de 30 dias, e o risco de contaminação é de até 14 dias, explica a enfermeira.
Contudo, Samara, assegura que esse paciente está sendo monitorado pela equipe de saúde.
Recomenda que a população vá ao hospital e postos de saúde, apenas se for necessário.
Na segunda-feira, 16, a profissional conta que participou de um encontro com a regional de saúde para tratar sobre o Covid – 19. No momento, foi repassado que a disseminação do coronavírus é comunitária e rapidamente atinge pessoas do mundo todo. A preocupação da regional de saúde é que tenha muitos casos num período curto de tempo, superlotando os hospitais. Idosos são mais vulneráveis ao vírus e necessitam, em caso de contaminação, de internamento em UTI, e a região não tem suporte para atender grande demanda. Isso, também, esclarece a enfermeira, porque as outras doenças precisam e vão continuar tendo atenção.
Samara diz, a população vai ter coronavírus, pois a doença está presente em praticamente o mundo todo, mas que isso aconteça ao longo do tempo, não tudo de uma vez só. Foi por isso que o estado de Santa Catarina e o mundo todo está tomando medidas drásticas de prevenção. As recomendações, enfatiza a profissional, podem sofrer alterações a qualquer momento.
Para diminuir o risco de contaminação do coronavírus, algumas medidas podem ser adotadas: não espirrar na mão, usar o antebraço ou um lenço de papel, evitar locais de aglomeração de pessoas, lavar bem e com frequência as mãos e usar álcool gel 70ºGL.
Fonte: Portal Peperi
Estrela Vermelha vence Barriga Verde e conquista título municipal aspirante em Bandeirante
Grêmio aproveita expulsão e vence o Coritiba com gol de Gabriel Mec
Cometa vence e assume a liderança do grupo A do Estadual 2026
Motociclista morre e outro fica gravemente ferido na SC-283, em Riqueza
Torneio leiteiro premia produtores e valoriza a bacia leiteira na Efacitus
Jovem de 23 anos é baleado e tem morte cerebral em Campo Erê
Internacional reage duas vezes e arranca empate com o Botafogo no Nilton Santos
PMRv anuncia interdição total na SC-283 entre Arvoredo e Chapecó neste domingo
Motorista provoca série de colisões e abandona veículo em São Miguel do Oeste
Identificado motociclista que morreu em acidente no centro de Saltinho
Efacitus recebe um grande público no segundo dia de feira
Motociclista morre após saída de pista em Saltinho