A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou em primeira votação nesta quinta-feira, 25, o Projeto de Lei nº 102/2025, que autoriza a Prefeitura a firmar uma parceria com a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). O objetivo é oferecer mais serviços de saúde à população, com atendimentos realizados por estudantes da área, sempre com supervisão profissional.
A proposta, encaminhada pelo Poder Executivo, foi aprovada por unanimidade e ainda precisa passar por uma segunda votação antes de seguir para sanção do prefeito Edenilson Zanardi.
Com a parceria, acadêmicos dos cursos de Odontologia, Psicologia, Farmácia, Nutrição e Fisioterapia da Unoesc poderão atender pacientes do município. Os moradores serão triados e encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde, garantindo acesso organizado aos serviços.
Uma emenda do vereador Delegado Zancanaro (PL) também foi aprovada, ampliando o escopo da proposta. O novo texto permite que outros cursos da Unoesc, desde que sejam de áreas afins, também possam participar da cooperação, o que aumenta as possibilidades de atendimento.
O prefeito destacou, na justificativa do projeto, que a medida representa um "benefício mútuo". De um lado, a população terá acesso a serviços de saúde com qualidade. De outro, os estudantes terão a oportunidade de atuar em um campo de prática supervisionado, o que contribui diretamente para a formação profissional deles.
O acordo não prevê repasse financeiro entre as partes. O município será responsável pelo fornecimento de materiais e insumos necessários. A parceria terá vigência de até cinco anos, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.
Fonte: Portal Peperi
Roubo à mão armada em vidraçaria termina com fuga internacional em Dionísio Cerqueira
Jovem sai ilesa após bater carro em caminhão estacionado em Iporã do Oeste
Trabalhador de 66 anos morre após ser atropelado por caminhão em empresa de Criciúma
Comarca de São Miguel repassa mais de R$ 1 milhão para projetos sociais na região
Programa DEL começa a demonstrar resultados positivos em São João do Oeste
PRF apreende mais de 700 quilos de maconha e recupera picape clonada no Oeste de SC
Assemit registra grande procura para primeiro Liquida Itapiranga
Mulher fica ferida em queda de motocicleta na SC-492, em São Miguel do Oeste
Sogra de condenado por tráfico de drogas em Itapiranga é absolvida
Marido e sogro são presos por feminicídio após simularem acidente para esconder morte de jovem em SC
Acidente em silo de grãos deixa um trabalhador morto em Guarujá do Sul
Com investimento de R$ 3 milhões, Senai inaugura sede em Mondaí