Câmara de SMO aprova em 1º turno Plano Municipal de Cultura para os próximos 10 anos

Por Ricardo Orso, São Miguel do Oeste

Compartilhar
Câmara de SMO aprova em 1º turno Plano Municipal de Cultura para os próximos 10 anos
Foto: Divulgação, Ascom

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou, nesta quinta-feira, 27, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 127/2025, que institui o Plano Municipal de Cultura (PMC) para o período de 2025 a 2035. O texto é de autoria do Poder Executivo e ainda precisa passar por um segundo turno antes de seguir para sanção do prefeito.

O PMC será um instrumento estratégico para orientar as políticas culturais do município ao longo da próxima década. O plano estabelece cinco diretrizes principais, incluindo a valorização do patrimônio cultural, o acesso democrático à cultura, a sustentabilidade, e a gestão transparente.

A Secretaria Municipal de Cultura será responsável por coordenar a execução do plano, junto com o Conselho Municipal de Cultura, que fará o acompanhamento dos indicadores. A Conferência Municipal de Cultura também terá papel na avaliação das metas.

Ao todo, o plano traz 33 metas, ações e indicadores de resultados, e será referência obrigatória na elaboração do PPA, da LDO e da LOA. O Executivo está autorizado a firmar parcerias e buscar recursos estaduais e federais para viabilizar as ações.

O prefeito Edenilson Zanardi afirmou que o PMC cumpre a legislação municipal que criou o Sistema e o Fundo Municipal de Cultura, e reforçou a participação da sociedade civil na construção do documento.

Fonte: Portal Peperi

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi