O Legislativo de Itapiranga vai realizar a Sessão Solene pelos 60 anos de atuação da Epagri em Itapiranga, na próxima segunda-feira, dia 18. O evento será logo após a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, marcada para às 19h. Conforme o Gerente Regional da Epagri, Sidinei Simon, o escritório municipal de Itapiranga é um dos pioneiros de Santa Catarina e começou as atividades com a extinta Acaresc na década de 1960.
O gerente chama atenção que o trabalho de extensão rural impactou de maneira positiva na produção agrícola, tornando o município uma referência no agronegócio. Simon menciona os trabalhos pioneiros com introdução de milhos híbridos e construções de pocilgas para criação de suínos nos anos 60.
Conforme o Gerente Regional da Epagri, Itapiranga tem grande demanda por assistência técnica. Sidinei Simon afirma que os produtores rurais do município possuem característica de promover avanços nos sistemas produtivos e inovação tecnológica. Devido este investimento e determinação por aperfeiçoamento em toda a cadeia produtiva, a Epagri precisa dar uma contrapartida disponibilizando mais profissionais.
Simon informa que outros municípios possuem maior carência de servidores da Epagri, porém, Itapiranga recebe atenção especial. O Gerente Regional considera que os extensionistas sociais e rurais foram fundamentais ao longo de seis décadas de atuação. Ele destaca ainda a importância das parcerias com cooperativas e empresas privadas para tornar o meio rural uma referência.
Conforme Sidinei Simon, o escritório local chegou a ter seis profissionais da Epagri. Atualmente são três efetivos, porém com previsão de novas contratações a partir do próximo ano. Eles foram aprovados em concurso público e passam a integrar o serviço de extensão rural. O Gerente Regional da Epagri destaca a importância da extensão rural devido ao empreendedorismo dos produtores.
Segundo Sidinei Simon, os produtores rurais demandam por mais créditos devido aos elevados investimentos e isso necessita de suporte maior por parte da Epagri. O Gerente observa que atualmente a busca por conhecimento está mais acessível, porém os profissionais da Epagri seguem com papel fundamental.
Fonte: Portal Peperi
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã
Homem que foi encontrado morto dentro de carro, é identificado