A família de Antonella Valentina Garbini, bebê de 10 meses que morreu após sofrer uma parada cardíaca em uma creche de São Miguel do Oeste, tomou uma decisão marcada pela solidariedade e autorizou a doação dos órgãos da criança.
Antonella estava internada há quatro dias, mas não resistiu e teve a morte confirmada na tarde de terça-feira, 14. A parada cardíaca aconteceu ainda na sexta-feira, 10, dentro da Creche Mundo Novo, no bairro Salete.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os socorristas foram acionados por volta das 14h e encontraram a menina inconsciente sobre um colchonete, dentro da sala de aula. A bebê estava pálida, com a pele quente ao toque, pupilas sem reação à luz e sem sinais vitais.
Educadores da creche iniciaram manobras de reanimação antes da chegada dos bombeiros, que continuaram com os procedimentos por mais de 30 minutos, até conseguirem restabelecer os batimentos cardíacos. Em seguida, Antonella foi levada ao hospital de São Miguel do Oeste e, depois, transferida para Chapecó, onde permaneceu internada em estado grave.
Apesar dos esforços das equipes médicas, a criança não resistiu. A família então optou pela doação dos órgãos, um gesto que pode ajudar a salvar a vida de outros bebês que aguardam na fila de transplante.
A Prefeitura de São Miguel do Oeste publicou uma nota de pesar e se solidarizou com a família. “Neste momento de dor, a Administração Municipal expressa sinceras condolências e deseja que encontrem força para superar essa perda irreparável”, diz o texto.
O velório da bebê ocorre nesta quinta-feira, 16, até as 15h, na Igreja Luterana do Distrito Grapia em Paraíso.
A Secretaria de Educação informou que uma sindicância foi aberta para apurar o ocorrido, mas que até o momento não há indícios de negligência. O secretário Vamilson D’Espíndola afirmou que os profissionais da unidade agiram com rapidez e seguiram os protocolos de emergência.
Fonte: Portal Peperi
Nos pênaltis, Porto Novo é campeão da Série Prata da Taça Amizade de Itapiranga
Cometa vence nos pênaltis e avança à final do Estadual de Amadores 2026
Inauguração da SC-305 reúne lideranças e garante novos investimentos para a região
Motorista sai ilesa após guard rail atravessar veículo, em Mondaí
Jovem morre após ser jogada sem cordas durante salto de rope jump no interior de SP
Casal fica ferido em saída de pista e capotamento na SC-305
Vini Jr. marca golaço, mas Brasil só empata com Marrocos na estreia da Copa
Homem é socorrido com grave ferimento por arma branca em SMO
Resolut Odontologia avançada é destaque no Empresas e Empresários
Ação no Calçadão conscientiza população sobre o combate à violência contra a pessoa idosa em São Miguel do Oeste
Itapiranga amplia atrações no Dia D no centro da cidade
Peperi Debates discute redução da maioridade penal