A aprovação da Proposta de Emenda Constitucional que aumenta o repasse do FPM para as prefeitura em 1% no mês de setembro foi comemorada pelos prefeitos do extremo-oeste. Segundo o prefeito de Guarujá do Sul e presidente do Consórcio de Desenvolvimento da Ameosc, Claudio Júnior Weschenfelder, a repasse adicional é uma vitória para os municípios. De acordo com ele, a medida vai auxiliar no desenvolvimento das cidades, na execução de políticas públicas, serviços e investimentos para melhorar a vida das pessoas. Weschenfelder lembrou que o FPM representa a maior parte da receita para a maioria dos municípios e que a ampliação do percentual que cabe as prefeituras é uma boa notícia para a população.
A proposta de emenda constitucional que amplia em 1% o repasse para os municípios no mês de setembro foi aprovada por 456 votos a 3 na quarta-feira, dia 6. O Fundo de Participação dos Municípios é distribuído de acordo com o número de habitantes, com recursos provenientes na arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados. A proposta determina que o aumento do repasse, que será entregue sempre no mês de setembro, será escalonado da seguinte forma:
- 0,25% em 2022;
- 0,25% em 2023;
- 0,5% em 2024;
- 1% a partir de 2025.
O prefeito de Guarujá do Sul explicou que a PEC que aumenta o repasse do FPM em um por cento no mês de setembro terá um impacto positivo para os cofres das prefeituras. Claudio Junior Weschenfelder citou o exemplo do próprio município. Em julho, que já tem um por cento de repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios, a prefeitura de Guarujá do Sul teve um acréscimo de 360 mil reais no repasse. A expectativa é que esse valor adicional também seja repassado em setembro a partir do ano que vem.
Weschenfelder ressaltou que apesar da PEC que aumenta o repasse do FPM em um por cento no mês de setembro, a divisão dos recursos ainda é injusta com as prefeituras. Ele citou que ainda é preciso avançar na discussão e elaboração de um novo pacto federativo com um percentual maior de recursos para os municípios. O prefeito disse que o desafio das entidades municipalistas, como a Ameosc, é buscar repasses extras do FPM em todos os meses do ano e não apenas em julho, setembro e dezembro como é atualmente.
Confira a entrevista completa com Claúdio Júnior Weschenfelder
Fonte: Portal Peperi
Influenciadores apontam dificuldades de acessibilidade em prédios públicos; Prefeitura afirma que realiza melhorias gradualmente em SMO
Dois homens são condenados por extorsão em casos do "golpe dos nudes" em Modelo
Detran bloqueia emissão da CNH para motoristas com CPF irregular
Entidades não indicam representantes e Condim está inativo no município
Cavalgada percorre três municípios para homenagear colonizadores de Porto Novo
Governo Federal lança programa com financiamento de motos e bicicletas para entregadores
Filme sobre os bastidores de "Rocky" ganha trailer e estreia em novembro
Toy Story 5 lidera bilheterias de 2026 com arrecadação de R$ 6,2 bilhões
Homem-Aranha: Um Novo Dia estreia nesta quinta no Cine Peperi
Inmet emite alerta vermelho para chuvas intensas no Rio Grande do Sul
FAESC diz que renegociação de dívidas pode aliviar situação dos produtores
Briga entre irmãos termina com um esfaqueado em Cunha Porã