A preocupação aumentou nos últimos dias em virtude da identificação de insetos infectados podendo gerar grandes prejuízos aos produtores.
O extencionista da Epagri de Itapiranga, agrônomo Juliano Encarnação cita que nem todas as cigarrinhas são transmissoras de doenças. Quando contaminada, a praga causa o enfezamento pálido ou vermelho e a virose da risca, que são percebidas somente após o florescimento, já no estágio final da planta. Por ser uma doença silenciosa, a queda na produção pode chegar até 90% da cultura do milho.
Segundo Julinano Encarnação, existe um Programa no Estado de Santa Catarina, o Monitora Milho SC, com envolvimento de diversos órgãos de pesquisa visando auxiliar o produtor rural. Informações são disponibilizadas em 22 pontos monitorados no estado, incluindo Itapiranga, São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira.
O agrônomo explica que são colocadas armadilhas semanais para coleta da cigarrinha e análise em laboratório para avaliar a situação da praga. Os dados servem para que o produtor monitore as lavouras, principalmente no período crítico que é a fase inicial da planta.
Cuidado do produtor rural é fundamental para evitar a proliferação de insetos. O agrônomo da Epagri observa que o ataque de cigarrinha-do-milho causa uma doença silenciosa e que precisa o máximo de atenção e combate com produto químico, seguindo orientações técnicas.
Encarnação diz que o monitoramento é constante inclusive com maior alerta para a Safrinha do Milho, pois lavouras em diferente estágios de desenvolvimento permitem a migração da praga de uma propriedade para outra.
O extencionista alerta que a cigarrinha tem grande capacidade de voo, podendo migrar para diversas lavouras.
Fonte: Portal Peperi
Mulher fica ferida após ser atropelada na faixa de pedestres no Centro de São Miguel do Oeste
Prefeitura busca formas de ampliar negócios com MEIs de São João do Oeste
UNOESC promove exposição e palestra sobre felinos da fronteira durante o Dia do Meio Ambiente
Prefeitura reforça sinalização viária para aumentar segurança no centro de São José do Cedro
Curso de busca com cães reúne forças de segurança na Praça Central de São Miguel do Oeste
Obras de asfalto na Linha Liso são autorizadas em Guaraciaba
Bairro Andreatta receberá novas obras de pavimentação em São Miguel do Oeste
Prefeitura de SMO autoriza R$ 1,5 milhão em obras de reforma e ampliação em escolas
Polícia Ambiental amplia fiscalização contra a pesca fora do período da piracema
São Miguel promove ação de conscientização contra a violência à pessoa idosa neste sábado
Moção na Câmara pede estudo para construção de Arena Multiuso no Campo Montese
Vereadora solicita estudo para revitalização e melhorias na Avenida Salgado Filho