A Defesa Civil estadual confirmou a ocorrência de um tornado na cidade de Itá, no Oeste de Santa Catarina, na madrugada desta quinta-feira (16). A formação do fenômeno foi observada pelas imagens do Radar Meteorológico de Chapecó e, segundo as estimativas do equipamento, a velocidade dos ventos superou os 100 km/h, o que corrobora com os relatos e imagens das dezenas de árvores torcidas e arrancadas na região.
Conforme a Defesa, um aglomerado de tempestades severas avançaram pela região do Grande Oeste, provocadas pela atuação de uma frente fria na Região Sul do Brasil, combinada ao fluxo de uma massa de ar quente e úmida que vem do Norte. Em Seara, município vizinho, também foram relatadas quedas de árvores.
O Radar Meteorológico de Chapecó registrou a aproximação das tempestades, já por volta da meia-noite. Segundo a Defesa Civil, as imagens dos radares meteorológicos apresentaram uma assinatura de tornado. Imagens dos radares mostram ventos com intensidade forte e rotação, características deste fenômeno.
Com as imagens, o órgão estadual confirmou a formação de um tornado por volta da 1h, entre os municípios de Seara e Itá.
Fonte: Portal Peperi
Veja como foi a Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo 2026
Detento tenta fugir durante atendimento odontológico em Maravilha, mas é recapturado minutos depois
Esporte e Cidadania: O Impacto dos 20 Anos de Kickboxing e Muay Thai em Campo Erê
Centro Espírita Seara da Fé celebra 43 anos com programação em SMO
Conferência Regional do Vereador Mirim terá mais de 100 participantes em Tunápolis
Vereadores solicitam estudo para criação de Arena Multiuso no Campo Montese em SMO
Homem fica ferido em queda de moto na ITG-070
Extremo Oeste deve reduzir em até 25% a área de trigo nesta safra, aponta Epagri
Município inaugura Sala do Empreendedor na Acismo no dia 29 de junho
Motociclista fica ferido em colisão no centro de São Miguel do Oeste
Itapiranga inicia debate para regularização de autopropelidos e veículos elétricos
Caminhão apresenta falha mecânica e tomba no interior de Itapiranga