O município de Anchieta, através da secretaria de Agricultura, firmou um convênio com a Conafer para realizar atividades voltadas à inseminação artificial em tempo fixo do rebanho do gado de leite e de corte. A parceria inicial é válida por um ano podendo ser prorrogada por mais três anos entre as partes, dando um total de 48 meses de contrato. A informação é do secretário Rafael Ferreira.
Ferreira destacou que a municipalidade ficou à cargo de inscrever os produtores rurais, informar sobre o programa e fazer o meio de campo entre eles e a Conafer, como também a logística para a eficiência dos trabalhos.
O programa Mais Pecuária Brasil será desenvolvido na propriedade do produtor interessado conforme o roteiro definido pela Conafer em Anchieta. Os profissionais da própria Confederação estarão se deslocando ao município para efetuarem a técnica de inseminação artificial em tempo fixo. Até 100 propriedades poderão ser atendidas por dia pela Conafer. Os custos com a medicação, ultrassom e o sêmen ficam de responsabilidade da Confederação. Ele garantiu que o produtor não terá gasto algum com o programa.
Mas antes do convênio, a Conafer colocou algumas obrigatoriedades ao município quanto à sanidade animal livre de brucelose e tuberculose. Foi necessário ainda apresentar os exames negativos para as zoonoses, como também da vacinação e escore corporal dos animais para ter uma taxa do gado. Também será realizada uma capacitação da equipe de agricultura para dar, em seguida, início ao cadastramento dos produtores rurais interessados em aderir ao programa.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio perde para o Flamengo e volta à zona de rebaixamento do Brasileirão
Propriedade rural é atingida por temporais duas vezes em três dias em Iporã do Oeste
Homem morre e outros dois ficam feridos em colisão frontal na BR-163
Iporã do Oeste decreta situação de emergência após temporais
Homem matou agente de saúde por insatisfação com visitas domiciliares, aponta Polícia Civil
Quase 39 mil unidades consumidoras seguem sem energia na região após temporal
Defesa Civil confirma dois tornados no Oeste; 58 municípios registram estragos
Empresária de SMO relata momentos de desespero dentro de avião durante tornado em Chapecó
Justiça determina transferência de líderes de facção para presídio de segurança máxima após investigação da Polícia Civil de Itapiranga
Bombeiros atendem mais de 400 famílias após temporal em Chapecó
Temporais causam prejuízos superiores a R$ 1 milhão em Santa Helena
Corpo de Bombeiros orienta que moradores não subam em telhados para reparos