O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), criticou a decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), em alterar a forma de apresentação de pedidos de impeachment contra ministros da Corte.
Em pronunciamento, feito na sessão plenária desta quarta-feira, 3, o congressista disse que a posição é uma tentativa de “usurpar prerrogativas” do Congresso, recebida com preocupação entre parlamentares.
“Essa presidência recebe com muita preocupação o conteúdo da decisão monocrática da lavra do ministro Gilmar Mendes”, disse. “Mais uma decisão de um magistrado do STF tentando usurpar as prerrogativas do poder Legislativo”, emendou.
O amapaense também defendeu o avanço de proposta para limitar decisões tomadas de forma individual por um ministro da Corte, em especial que alterem decisões do Congresso.
“Não é razoável que uma lei votada em duas Casas Legislativas e sancionada pelo Presidente da República seja revista pela decisão de um único Ministro do STF”, avaliou.
Alcolumbre ainda disse que decisões que possam esbarrar nas prerrogativas do Congresso serão respondidas “prontamente” com aprovações que possam indicar emendas à Constituição, e defendeu o avanço de um projeto para crimes de responsabilidade.
Fonte: Portal Peperi
Identificado homem que morreu em ataque de abelhas em Itapiranga
Definidas as chaves da Copa Oeste de Futebol de Campo Amador
SAMU transfere homem que bateu a cabeça ao cair de caminhonete em Itapiranga
Homem morre em ataque de abelhas no interior de Itapiranga
Prefeitura de Itapiranga soluciona problema na emissão de carnês do IPTU
São João do Oeste adota medidas para aumentar índice na educação
Homem é flagrado furtando no Hospital Regional e acaba preso em Chapecó
Chapecoense divulga canal para denúncias de cambismo em jogo contra o Grêmio
Peperi Debates discute violência contra a mulher sob a perspectiva da educação