Um produtor rural de Urubici, uma das cidades mais frias do país, na Serra de Santa Catarina, tem repercutido nas redes sociais após divulgar um vídeo em que aparece colocando cerca de 50 toneladas de ameixas para doação.
No áudio, Leandro Schmitz diz que não conseguiu comercializar a produção. As frutas foram colocadas à disposição para que não fossem totalmente desperdiçadas.
"Cinquenta toneladas de ameixa fora porque não tem comércio. Quem quiser vir pegar, pode vir pegar", disse, emocionado.
O agricultor familiar mora na localidade de Santo Antão e planta cerca de dois hectares de ameixa. O vídeo foi publicado por ele no sábado e tinha quase 50 mil visualizações em uma rede social na noite de segunda-feira, 30. As imagens também foram replicadas por outras páginas e viralizaram.
À NSC TV, ele explicou que a colheita da ameixa, que começou em novembro, se estende até março. Como os compradores habituais não se interessaram pela fruta, a produção foi armazenada na câmara fria da propriedade, em fevereiro, para retardar seu amadurecimento.
Com o passar do tempo, no entanto, ela perdeu qualidade para o mercado e precisou ser descartada.
Maêve Silveira Castelo Branco, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), explicou que a colheita da ameixa começou de forma tardia e coincidiu, por exemplo, com a colheita da pitaya e também da maçã. Devido a essa saturação no mercado, comerciantes acabaram perdendo o poder de compra.
"Outra questão bastante importante é que a cultura da ameixa não tem uma indústria que compre essa produção de frutos de menor qualidade, frutos miúdos ou frutos que tenham tido algum dano durante a produção, como um granizo", explicou.
Fonte: G1 SC
Flávio Bolsonaro vence em Belmonte com 67,52% dos votos válidos no segundo turno
Prorrogação da votação divide opiniões de lideranças políticas e advogados em SMO
Bolsonaro vence com quase 15 mil votos de diferença na Zona Eleitoral de Itapiranga, apura Rádio Itapiranga
Flávio vence em Bandeirante com 58,31% dos votos, aponta apuração da Peperi
Apuração paralela da Peperi aponta vitória de Flávio Bolsonaro em SMO
Polícia Militar atende ocorrência de discussão durante votação em Campo Erê
TSE retoma apuração após prorrogação da votação no segundo turno até as 19h
Cartório Eleitoral conclui totalização dos votos na região de São Miguel do Oeste
Urnas já fechadas não podem ser reabertas para novas votações neste domingo
URGENTE: Votação é prorrogada até às 19h em todo o país
APURAÇÃO: Acompanhe em tempo real a apuração dos votos na Rede Peperi
Boca de urna lidera crimes eleitorais no segundo turno em SC