O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) decidiu nesta terça-feira, 12, anular a sentença que cassava o mandato do prefeito de São Bernardino, Dalvir Luiz Ludwig (PSDB), por abuso de poder político durante as eleições municipais de 2024.
Em entrevista à Rádio Atalaia nesta quinta-feira, 13, Dalvir se mostrou aliviado e aproveitou para tranquilizar a população. “Recebo essa notícia com a maior tranquilidade. Sempre tive certeza de que não cometi nenhuma irregularidade. O que atrapalha são as conversas paralelas e o calor da eleição que não passa”, disse.
O prefeito foi acusado de praticar ações que teriam favorecido sua reeleição, como a compra e entrega de agasalhos a idosos e a distribuição de sementes a agricultores em ano eleitoral.
No entanto, ele explicou que os programas foram iniciados antes do período eleitoral e estavam amparados por leis aprovadas anteriormente.
“O projeto dos agasalhos foi aprovado na Câmara em 2023, e a entrega começou naquele mesmo ano. Já a distribuição de sementes tem respaldo numa lei de 2018, ainda da gestão anterior. Em 2023 demos sementes de aveia e em 2024, milho. Tudo dentro da legalidade”, garantiu.
Dalvir também criticou o impacto que o processo trouxe à rotina da prefeitura. “Tira o foco. A gente perde tempo precioso com defesa e explicações, quando poderia estar fazendo mais pela cidade. Mas agora é olhar pra frente e seguir com o trabalho até o fim do mandato.”
Com a decisão, Dalvir e o vice, Negri, seguem à frente da administração por mais três anos. O prefeito também destacou que seus direitos políticos foram preservados, mas lembrou que não pode mais se candidatar, já que foi reeleito.
Fonte: Portal Peperi
Epagri orienta apicultores a reforçar proteção das colmeias após eventos climáticos
COSEMS reúne gestores do Extremo Oeste para discutir desafios da saúde pública
Câmara aprova pedido de informações sobre recursos do Fundeb em SMO
Catarinense que sonhava com carreira militar morre na guerra da Ucrânia
Associação de Autistas atende mais de 80 crianças com terapias em SMO
FACISC apresenta seis reivindicações a candidatos ao Governo de SC e ao Senado
Receita Federal apreende quase R$ 13 milhões em mercadorias irregulares em Abelardo Luz
PM encontra três animais silvestres abatidos e congelados em Abelardo Luz
Câmara aprova pedido de informações sobre obras em duas escolas de SMO
Vorcaro se reuniu com Gilmar Mendes antes de julgamento bilionário no STF
MPT pede R$ 30 milhões em ação contra Havan e Luciano Hang por assédio eleitoral
André Mendonça rejeita ação contra reajuste do Bolsa Família