31.08.2024 às 16:07h - atualizado em 31.08.2024 às 16:19h - Política
A RádioOeste FM 94,5 realizou na tarde deste sábado, 31, o primeiro debate eleitoral do projeto Eleições 2024 com os três candidatos a prefeito de Belmonte. Durante quase duas horas e meia, eles apresentaram propostas e ideias para os principais temas e demandas do município.
O programa reuniu os candidatos Jair Giumbelli da coligação “Para seguir na evolução e fazer ainda mais” (PL/MDB/ PSDB), Vanderlei Andreola que representa a coligação “Com força, reage Belmonte” (PT) e Genésio Bressiani, que disputa pela coligação “Belmonte para todos” (PP/PSD).
O debate teve início às 13h30 e foi transmitido pela frequência 94,5 e em imagens pela página da emissora no Facebook.
Em sua apresentação Genésio Bressiani destacou que nasceu e foi criado na linha Liberdade, interior do município de Descanso, vindo à residir em Belmonte no ano de 1996. Casado e pai de dois filhos, Genésio Bressiani possui 38 anos de experiência como professor e exerceu nos últimos quatro anos a função de orientador de educação através do Estado. Bressiani foi vereador do município de Belmonte entre os anos 2009 e 2012 e esteve à frente do executivo por dois mandatos, entre 2013 à 2020.
Jair Giumbelli, atual prefeito de Belmonte que busca à reeleição, destacou durante sua apresentação pessoal, que nasceu e foi criado na Linha Bela União, interior de Belmonte. O candidato é casado, pai de dois filhos e concursado à quinze anos como contador da Câmara de Vereadores.
O candidato à prefeito pelo PT, Vanderlei Andreola, conhecido como Xiru, nasceu na Linha Peperi, no interior de Belmonte. É pai de dois filhos epossui formação na área de técnico em enfermagem e gestão pública.
O primeiro a responder a pergunta de porque quer ser prefeito de Belmonte, foi o candidato Genésio Bressiani. Ele destacou que por ser conhecedor das demandas e prioridades do município, possui ideias e projetos que visam valorizam ainda mais a população belmontense. Afirmou que pretende elencar prioridades e buscar o apoio das pessoas para que o município se torne uma cidade independente e para que seja possível dar continuidade aos trabalhos em prol do município, com foco nas áreas que possuem maior carência.
Já o atual prefeito Jair Giumbelli disse que deseja seguir no pleito pelo fato de possui conhecimento em todas às áreas da prefeitura e principalmente pela sua experiência e conhecimento na área legislativa. Jair Giumbelli enfatiza que possui comprometimento com a população de Belmonte e que pretende dar sequência aos trabalhos que vem sendo desenvolvidos, em prol de uma cidade cada vez melhor e mais desenvolvida.
O Candidato Vanderlei Andreola destacou que pretende ser prefeito de Belmonte pois deseja devolver a alegria às pessoas que residem no município, garantindo a construção de novas moradias, melhorar a qualidade de vida, por meio de investimentos na área da saúde e educação.
O primeiro tema sorteado pela candidato Genésio Bressiani foi Servidores. Na oportunidade ele destacou que no ano de 2013 quando assumiu a prefeitura de Belmonte, houve a necessidade de realizar a contratação direta de servidores, pelo fato de não haverem profissionais suficientes para atuarem nas mais diversas áreas. Durante seu mandado como prefeito, Bressiani disse que reformulou o plano de cargos e salários no município, reduziu cargos e promoveu um concurso público a fim de contratar novos profissionais. O Objetivo de acordo com o candidato é oferecer melhores salários e condições de trabalho ao funcionário público e garantir com que o mesmo possa ter formação na área em que atua.
Jair Giumbelli falou sobre desenvolvimento Econômico, tema que segundo ele, sempre esteve focado e possui muito conhecimento. Ele destacou durante o debate que em 2021 quando assumiu a administração, enviou um projeto de lei para a Câmara de Vereadores, solicitando com que o município fizesse o pagamento do aluguel das empresas instaladas no município e que estavam passando por dificuldades em virtude da pandemia da Covid-19. Ao longo do tempo, o município passou a estipular um valor fixo que deveria ser pago por cada empresa. Giumbelli destacou ainda que durante seu mandado como prefeito, beneficiou cinquenta e uma empresas através do programa Juros Zero, além de contribuir no fortalecimento da agricultura, através do pagamento dos juros em investimentos nas propriedades feitos pelos agricultores. Jair Giumbelli frisou que o objetivo é aumentar cada vez mais a economia e a arrecadação do município.
O candidato ao executivo do município de Belmonte, Vanderlei Andreola sorteou o tema obras e estradas. Ele afirmou que se for eleito, pretende ampliar o número de máquinas, valorizar os operadores e asfaltar as principais estradas no interior do município.
O segundo tema sorteado por Genésio Bressiani foi educação. Ele destacou que durante sua gestão como prefeito, adquiriu nos anos 2013/2014 uma área de terra de 1.7 hectares, na qual foi construída a escola municipal, com o objetivo de oferecer aos profissionais e aos educandos um espaço mais amplo e com mais qualidade de ensino e rendimento.
Em 2020 ao final de seu mandato, deixou empenhado a construção de uma quadra esportiva, além de ter buscado recursos para a construção de um complexo educacional junto à escola municipal. Genésio Bressiani disse que a meta caso seja eleito é tornar o projeto que é um sonho da população Belmontense em realidade. Bressiani afirmou ainda, que pretende ofertar capacitações aos professores e implantar dois turnos de ensino no município, além de melhorar a frota do transporte escolar.
O segundo tema sorteado por Jair Giumbelli foi gestão pública. Ele afirmou que possui ampla experiência na área, pelo fato de estar envolvido e atuando desde 1995 na prefeitura. Giumbelli cita que sempre trabalhou com transparência em prol do município e que pretende dar sequência aos trabalhos com muita ética e comprometimento. O atual prefeito de Belmonte citou a importância da população ter conhecimento sobre a legislação vigente no município, que inclusive está disponível pelo portal do município na internet. Jair Giumbelli afirmou que durante sua gestão como prefeito, conseguiu cerca de 13 milhões de reais em emendas para o município.
Vanderlei Andreola sorteou o tema turismo, no qual destacou que o município possui inúmeras opções de espaços, como rios, campings, porém os locais não recebem investimentos por parte da administração municipal. Andreola disse que caso seja eleito, quer descobrir o motivo pelo qual o executivo mão possui uma atenção voltada ao setor do turismo, que além de ser uma forma de gerar renda para o município, incentiva a população de outras regiões à conhecerem Belmonte e desfrutar de seus espaços de lazer e entretenimento.
Comentar pelo Facebook