31.07.2024 às 23:06h - Educação
O edital de inscrição para o programa Universidade Gratuita foi lançado nesta semana pelo governo do Estado. As renovações dos benefícios para alunos já contemplados começam nesta quinta-feira (1º) e seguem até as 19h de 7 de agosto, com necessidade de envio de documentos solicitados pelas universidades. Já a inscrição de novos candidatos começa em 20 de agosto e vai até o dia 30.
Para participar do Universidade Gratuita é preciso estar matriculado em um curso de graduação presencial em uma das 16 universidades cadastradas – a maioria delas faz parte do sistema Acafe.
Os estudantes beneficiados pelo antigo programa de bolsas universitárias do governo do Estado, o Uniedu, ou pelas vagas do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes), programa que oferece bolsas em universidades privadas, que desejem concorrer a uma vaga no Universidade Gratuita precisam primeiramente interromper o recebimento do benefício e fazer o cadastro de acordo com o cronograma de inscrições.
Critérios para participar
O edital para as inscrições do segundo semestre de 2024, o terceiro semestre de funcionamento do programa, que teve início em outubro de 2023, seguem as mesmas regras do semestre anterior.
Para participar, é preciso ter renda familiar inferior a quatro salários mínimos – ou oito salários mínimos, no caso dos cursos de Medicina. Também é preciso que o curso seja a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais e morar em Santa Catarina há pelo menos cinco anos, além de outros critérios.
O Universidade Gratuita tem previsão de investimento de R$ 1,2 bilhão até 2026, com oferta de até 70 mil vagas no ensino superior em instituições comunitárias do Estado.
O edital do Fumdes, programa voltado às universidades particulares, também foi publicado nesta semana. As renovações das bolsas poderão ser feitas de 1º a 7 de agosto, até as 19h, enquanto a inscrição para novos candidatos será entre 20 e 30 de agosto, também até 19h.
Comentar pelo Facebook