Polícia

31.05.2024 às 09:16h - atualizado em 31.05.2024 às 09:21h - Polícia

Delegado alerta para aumento de estelionatos na região de Itapiranga

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Delegado alerta para aumento de estelionatos na região de Itapiranga
Foto: Arquivo Rede Peperi

Prejuízos podem chegar a 100 mil reais em golpes aplicados por meio da internet. A Comarca de Itapiranga voltou a ter delegado itinerante por falta de um profissional efetivo para responder pelos municípios de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. O Delegado Regional, Wesley Andrade, atuou na Comarca durante o mês de maio e destaca o grande número de estelionato que está ocorrendo. De acordo com ele, o aumento de casos é motivo de preocupação, pois tem causado prejuízos elevados. Alguns casos com valores de até 100 mil reais. O Delegado Regional, volta a rotina de gestão em delegacia em casos excepcionais devido a falta de profissionais para atuar em comarcas do Extremo Oeste.

Neste período em que esteve em Itapiranga, o Delegado constatou que a demanda causada por estelionatos gera desafios a polícia devido aumento do poder das organizações criminosas. Wesley Andrade salienta que este dinheiro obtido em estelionato é aplicado para aquisição de entorpecentes, armamento e outros mecanismo que fortalecem os criminosos. Segundo o Delegado Regional, é possível evitar os golpes, tendo cautela ao efetuar compra e venda de forma online. Conforme Wesley Andrade, atualmente existe uma facilidade muito grande em anúncios via redes sociais, porém é preciso estar atento para ofertas com valores abaixo do que é praticado em mercado formal. O Delegado alerta que a busca por vantagens, pode resultar em prejuízo elevado devido atuação dos golpistas, que estão cada vez mais estruturados para enganar as pessoas na internet.

Crime do falso intermediador tem causado seguidos prejuízos na região. O Delegado Regional, Wesley Andrade explica que o golpista mantém contato com o vendedor e o comprador e passa informações falsas para ambos. Nesta ação o estelionatário fica com o dinheiro. O Delegado comenta que o mediador prejudica normalmente o comprador que paga determinado valor e não recebe o produto, pois o vendedor não recebeu o pagamento. De acordo com Andrade, é necessário o máximo de cuidado e sempre conferir as informações antes de efetuar qualquer pagamento. Menciona ainda que é difícil recuperar valores enviados aos estelionatários. Normalmente os golpistas são de outros estados. O Delegado Wesley Andrade informa que é comum identificar golpistas em São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados.

Região segue com alto índice de crimes de violência doméstica. Municípios de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste registram alto índice deste crime. Conforme o Delegado Regional Wesley Andrade, um motivo de grande preocupação é o descumprimento de medidas protetivas, pois a finalidade é justamente evitar a prática de infrações penais. As pessoas insistem nas ameaças e até agressões físicas gerando novas investigações por parte dos policiais. Andrade informa que o sistema de rodizio de delegados na Comarca de Itapiranga será mantido até o mês de outubro. A tendência é pelo retorno do titular Sandro Zancanaro após o período eleitoral.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.