31.03.2025 às 13:25h - Educação
O CAESP/APAE Caminho de Luz de Iporã do Oeste promoveu na última semana, uma série de capacitações com o objetivo de aprimorar o atendimento aos educandos, especialmente no que diz respeito a transtornos como o TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) e o TOD (transtorno opositor desafiador).
Conforme a diretora Cristiana Schroeder, a capacitação foi planejada para resolver as dificuldades encontradas no cotidiano da instituição e teve como foco a formação continuada dos profissionais da educação e saúde que atendem diretamente os alunos.
A capacitação foi dividida em diferentes momentos e públicos, sendo que a primeira parte ocorreu na segunda-feira à tarde, 24, com a participação dos profissionais da rede municipal e estadual, além de educadores dos CAESP’S da regional de Itapiranga e do Vale do Uruguai. Já no período da noite, ocorreu uma palestra direcionada às famílias, destacando a importância de aplicar o conteúdo aprendido também no ambiente familiar.
Na terça-feira, 25, a capacitação teve sequência com a realização de atividades práticas, incluindo oficinas voltadas para os profissionais de educação, saúde e os educadores de escolas municipais e estaduais. Segundo a diretora do CAESP de Iporã do Oeste, essas oficinas visaram proporcionar uma troca de experiências e a aplicação direta dos conceitos discutidos.
Segundo a diretora do CAESP/APAE Caminho de Luz, a capacitação foi possível em razão do financiamento do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) Municipal, um recurso obtido por meio de um projeto submetido e aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Cristiana ressalta que o projeto envolveu diversas áreas, como assistência social, saúde e educação, sendo estruturado para integrar teoria e prática, visando um impacto positivo no cotidiano das escolas e das famílias.
A diretora ainda salientou a importância da capacitação contínua para os educadores, especialmente no campo da educação especial, e afirmou que a busca constante por novos conhecimentos é essencial para melhorar a metodologia de ensino.
Comentar pelo Facebook