31.03.2025 às 21:49h - atualizado em 31.03.2025 às 23:56h - Geral
Foi realizado na noite desta segunda-feira, 31, na Câmara de Vereadores, o debate para resolver demandas de resíduos sólidos, principalmente no centro da cidade. Estiveram presentes diversas lideranças do município. Entre as ideias debatidas, o principal tópico dos discursos foi da conscientização.
O Prefeito de Itapiranga, Alexandre Ribas, aponta que existem situações em que o poder público deve agir, mas sem o auxílio da população, não há solução. Segundo ele, Itapiranga é a cidade com mais coletas de resíduos sólidos no Extremo Oeste. Ribas menciona que não existe motivo para aumentar o número de recolhas. Para ele, o povo precisa entender a maneira certa de descartar o lixo.
Foram apresentadas diversas sugestões para o poder público. O Presidente do Legislativo, Leonardo Sausen, utilizou o espaço para apresentar quatro sugestões em nome da Câmara. Lixeiras maiores em pontos estratégicos do município, como na Avenida Uruguai, Avenida John Kennedy, em frente à escola Porto Novo e nas proximidades do Colégio Sagrada Família. No mesmo pedido, a ideia de disponibilizar local adequeado nos canteiros da Rodoviária, para colocação de lixo seco, oriundos do comércio.
Os vereadores sugerem aumento da fiscalização dos locais, com profissionais e câmeras de videomonitoramento, buscando inibir o descarte incorreto. Além disso, a Casa Legislativa apresenta a ideia de sacos verdes. Seriam utilizados para descartar materiais recicláveis. Outra pauta importante foi o aumento da coleta de lixo no interior.
Várias entidades colocam ideias em prol da resolução dos problemas com o lixo. Dentre as entidades presentes, a Assitur, representada pelo Presidente Cornélio Schöenhals. O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, com o Presidente Alcenir Benáchio. O Conselho da Cidade, com o Presidente Marcelo dos Santos. A Empresa que recolhe os resíduos em Itapiranga, pelo proprietário Sérgio Mallmann.
Também foram representados os interesses dos estrangeiros, pelo Presidente da Associação dos Venezuelanos de Itapiranga, José Rafael Rodrigues. A UCEFF também se pronunciou, por meio de ofício, lido pela Diretora do Legislativo, Daniela Vogel. Populares também utilizaram o espaço para as considerações. Os vereadores ainda elucidaram suas ideias.
Ao final da Audiência Pública, o Prefeito, Alexandre Ribas, voltou a frisar sobre a conscientização das pessoas. Para ele, a única maneira de resolver o problema é com o entendimento da população. Ribas sugeriu a realização de campanhas nas escolas, para ensinar as crianças a cuidar do meio ambiente e descartar corretamente o lixo. De acordo com ele, se a situação não melhorar, serão pensadas punições para as pessoas identificadas realizando o descarte errado.
Foto(s): Ricardo do Nascimento/Rede Peperi
Comentar pelo Facebook