30.12.2020 às 11:31h - atualizado em 30.12.2020 às 12:26h - Política
O vereador do PL, Nini Scharnoski, vai disputar a eleição para a nova mesa diretora da câmara de vereadores. Ele esteve no programa Peperi Entrevista desta semana e disse que a oposição está se articulando para a escolha do novo presidente da casa. Na semana passada, os sete vereadores eleitos por partidos da coligação de Wilson Trevisan anunciaram um acordo para a eleição de Vanirto Conradt do PDT para presidir a câmara a partir do dia primeiro de janeiro.
Nini disse hoje que mesmo com apenas seis votos, a oposição deve lançar um candidato e tentar o sétimo voto para conquistar a mesa diretora. Ele afirmou que já foi presidente da câmara, presidiu a União de Vereadores do Estado e está preparado para assumir o cargo mais uma vez.
O vereador do PL, Nini Scharnoski afirmou que os vereadores de oposição esperavam um convite dos vereadores governistas para conversar e montar uma mesa diretora eclética. Ele disse que o prefeito reeleito anunciou, logo depois da eleição de novembro, que a intenção era fazer um governo de consenso, inclusive com o envolvimento dos vereadores.
Nini citou que, por isso, esperava um convite da bancada governista para conversar, inclusive, sobre a eleição da mesa diretora. Mesmo assim, ele disse que vai fazer contato com os sete vereadores do PSD, PSL e PDT e propor a construção de mesa eclética com representantes da situação e oposição. Se isso não for possível, a ideia é buscar a eleição com o sétimo voto de um vereador governista.
O vereador Nini Scharnoski também defendeu, no Peperi Entrevista, a participação direta do eleitor na definição do presidente da câmara. Ele disse que seria importante pensar a respeito de uma forma da população escolher o vereador para comandar o legislativo.
Nini comentou que vale a pena discutir essa possibilidade e amadurecer a ideia até para fortalecer a democracia e a participação popular. Ele reforçou que o presidente da câmara de vereadores poderia ser escolhido pelos eleitores em uma eleição específica para a mesa diretora do legislativo.
Foto(s): João Bresolin/ Portal Peperi
Comentar pelo Facebook