30.10.2024 às 14:12h - Educação
Município oferece sistema online para facilitar a rotina das famílias que buscam vagas. As matrículas devem ser feitas na rede municipal de ensino de Itapiranga no período de 11 a 18 de novembro. O edital está disponível no portal do cidadão, no site da prefeitura.
Serão mantidos os mesmos critérios de anos anteriores, porém a matrícula deve ser feita pelo sistema de diário online. Conforme integrante da equipe de Apoio Pedagógico, Michele Reis Welter, neste modelo de inscrição a confirmação da vaga vai ser concretizada somente com a entrega da documentação na escola.
Ela destaca a importância dos pais ou responsáveis por crianças que buscam vaga em creches e escolas de Itapiranga devem ler com atenção o edital. De acordo com Michele, a classificação das vagas segue orientações do Ministério Público e é feita de forma bem criteriosa. Os itens que estabelecem preferência por vaga incluem a residência mais próxima da unidade escolar, se possui irmão já estudando no educandário e local de trabalho mais próximo da escola.
Michele Welter também chama atenção que o sistema atual de matrícula online oferece ainda as opções dois e três para outras unidades escolares. Ela reforça que a inscrição deve ser efetuada no período de 11 a 18 de novembro. Ainda terá outra oportunidade de matrícula no mês de fevereiro, antes do início do ano letivo de 2025.
Itapiranga possui 2.200 alunos da creche ao nono ano. Na educação infantil são mais de mil crianças, sendo 400 nas creches e 660 na pré-escola. O município atende 940 alunos nos anos iniciais e 200 estudantes nos anos finais do ensino fundamental.
Projeto Alfabetizar auxilia no desenvolvimento dos alunos de séries inicias. Os resultados são positivos, visando que o estudante não fique com conteúdo defasado para anos seguintes. Conforme a integrante da equipe de Apoio Pedagógico Cíntia Klein, desde o início do ano letivo são realizadas aulas de reforço para alunos que precisam. Ela comenta que os professores fazem a avaliação em sala dos alunos e passam para a secretaria.
De acordo com Cíntia, os meses finais são os mais intensos nas aulas de reforço dos alunos, para que não passem para o próximo ano e tenham dificuldades. Segundo Cíntia Klein, a educação do município atua no atendimento especializado para facilitar a trajetória escolar dos alunos.
Conforme a integrante do Apoio Pedagógico, Cíntia Klein, as escolas estão cumprindo os cronogramas estabelecidos no início do ano. Ela comenta que a qualidade da educação itapiranguense cresce ano após ano. De acordo com Cíntia, o índice do IDEB deste ano foi o melhor desde 2015.
Destaca ainda que são oferecidas variedades de estudo na rede municipal, com período integral e educação especial. Cita também as creches do município, que seguem atuando em horários flexíveis. Segundo Cíntia Klein, as creches iniciam antes das escolas e terminam mais tarde, pensando em atender as necessidades das famílias.
Comentar pelo Facebook