30.10.2021 às 06:45h - Geral

Prefeitura de SMOeste possui mais de 30 presos prestando serviços

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Prefeitura de SMOeste possui mais de 30 presos prestando serviços
Reprodução Facebook/ Cláudio Barp

O município de São Miguel do Oeste conta há alguns anos com serviços de pessoas que estão presas na Unidade Prisional Avançada local. O lembrete é do secretário adjunto de Urbanismo, Cláudio Barp. Conforme ele, a ação vem ocorrendo desde que uma indicação foi realizada na Câmara de Vereadores e acatada pelo prefeito Wilson Trevisan no seu primeiro mandato.

Segundo ele, atualmente, 31 apenados prestam serviços diariamente na comunidade, sendo que um ônibus busca os presos às 7h e devolve os mesmos no final da tarde. Já ao meio-dia eles almoçam em um espaço reservado na prefeitura de São Miguel do Oeste.

Ele informou que além da secretaria de Urbanismo, os presos prestam serviços diariamente para diversas outras secretarias de São Miguel do Oeste. Cláudio Barp destacou que ações também são executadas nos setores de Assistência Social, Saúde e Educação. Ele salientou que todo o trabalho é supervisionado e a ação é extremamente importante pois através desta, ocorre a ressocialização das pessoas na sociedade. Ele lembrou que atualmente a Unidade Prisional Avançada abriga pessoas de diversas cidades da região e do estado catarinense.

O secretário adjunto de Urbanismo, Cláudio Barp afirmou que a prefeitura de São Miguel do Oeste paga mensalmente um salário mínimo para cada preso que presta serviço para o município. Ele explicou que 75% do valor fica com cada trabalhador e outros 25% são destinados para a Unidade Prisional Avançada que aplica o recurso em melhorias no espaço físico.

Entre os trabalhos realizados pelos presos ele citou as roçadas nas principais ruas e avenidas, ajardinamento e plantio de gramas no lago municipal, limpeza de lixeiras e limpezas e manutenções no Caic, além de ações voltadas às bocas de lobos e construção de tubulação e colocação de paver.

Cláudio Barp comentou que os presos da Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste também atuam na pavimentação de pedras irregulares e pinturas nos cemitérios municipais. Ele disse que as ações ocorrem em diversos setores e variam de acordo com as especialidades de cada preso, além da própria prefeitura oferecer oportunidades para capacitações. Ele pontuou que alguns também atuam no ramo eletrônico.

O secretário adjunto de Urbanismo reforçou que com esse projeto em andamento, o município de São Miguel do Oeste mantém uma mão de obra útil, contribuindo dessa forma para o papel de ressocialização das pessoas na sociedade novamente.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.