30.09.2024 às 14:32h - atualizado em 30.09.2024 às 14:39h - Política
A Rádio Itapiranga promoveu sábado, 28, o último debate do Projeto Eleições 2024. Foram mais de duas horas de oportunidade para os três candidatos apresentarem suas propostas para governarem Itapiranga nos próximos quatro anos.
Os três candidatos responderam perguntas elaboradas pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carne, sobre déficit de moradia, da Assemit sobre o problema de falta de espaço para estacionamento no centro da cidade e do Sindicatos dos Produtores Rurais sobre proposta no plano de governo para pavimentar as principais estradas no interior.
O candidato Fábio Hahn, da coligação, MDB, PSB e União Brasil, "Para governar e cuidar das pessoas”, destacou na pergunta da Assemit, que o problema do trânsito está presente na Cartilha do Voz Única. Citou a dificuldade de estacionamento para comerciantes e clientes e isso atrapalha a rotina das pessoas.
O candidato do MDB disse que a solução para o estacionamento exige nova dinâmica de vagas e ações em conjunto com a Assemit para buscar bons exemplos em outras cidades. Segundo Fábio Hahn, é preciso reorganizar o estacionamento dos veículos públicos para não ocuparem espaços nos estacionamentos no centro da cidade. O problema exige ações em conjunto e isso vai ser tratado de forma muita séria para uma solução.
O candidato Alexandre Ribas da coligação PL, PP, PSD e Federação PSDB Cidadania "Vamos seguir juntos por Itapiranga", afirmou que o tema é importante e polêmico pois afeta cidades do mundo todo. Citou que o número de carros aumentou bastante nos últimos anos e por isso está revendo o Plano Diretor, especialmente para novas construções que já possuem vagas de estacionamento.
O candidato do PL também mencionou o Plano de Mobilidade Urbana, obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes, porém Itapiranga já se antecipou e possui este estudo em desenvolvimento. Alexandre Ribas, lembrou que já existem vagas de 15 minutos, ele defende organizar vagas de uma hora, porém precisa de avaliação de técnicos do Plano de Mobilidade Urbana. Destacou ainda a revitalização da Praça das Bandeiras para aumentar o número de vagas.
O candidato Tarcísio Kummer, da chapa Federação Brasil da Esperança - Fé Brasil, PT, PCdoB e PV, "Para valorizar as pessoas e oferecer oportunidades”, citou que o tema levantado pela Assemit, já consta no seu Plano de Governo. Criticou o atraso na elaboração do Plano Diretor, que segundo ele, tem base de 2001, sendo que em 20 anos o desenvolvimento de Itapiranga deu um grande salto.
O candidato do PT disse que o Conselho de Trânsito precisa ser ouvido e o seu plano de governo possui cinco sugestões com aproveitamento de terrenos baldios com incentivo aos proprietários. Ampliar ruas de mão única e estacionamento oblíquo, aumentar as vagas de curta duração, 15, 30 e 60 minutos, criar incentivos para estacionamento privado. Segundo Tarcísio Kummer, é preciso ajustar o Plano Diretor e consultar o Conselho Municipal de Trânsito para os ajustes necessários.
Fábio Hahn do MDB respondeu à pergunta do Sindicato dos Produtores Rurais sobre a pavimentação no interior destacando que o setor agropecuário representa quase um bilhão de reais e as propriedades evoluíram. As empresas de transportes também aumentaram a capacidade com uso de caminhão quatro eixos e até carretas. Citou que a qualidade das estradas precisa evoluir e o seu Plano de Governo foi construído junto com a população. O candidato do MDB disse que é preciso buscar recursos federais e também usar o caixa da prefeitura para pavimentações.
Segundo Fábio Hahn, a parceria com o Conder precisa ser implantada na prática. Citou que Itapiranga possui servidores preparados com curso para fazer a base das pavimentações e com isso reduzir custos. Mencionou que a meta é iniciar aos poucos e consolidar o projeto de pavimentação contemplando diversas comunidades, com atenção especial nas estradas do interior.
Alexandre Ribas, do PL, destacou que a pergunta do Sindicato dos Produtores Rurais mostra a importância dos investimentos que estão sendo feitos. Citou a pavimentação da Rodovia da Fronteira a ITG 070 e também a entrega da ordem de serviço do projeto técnico da rodovia estadual SC 283, a Estrada Beira Rio da cidade até Mondaí em um total de 54 quilômetros.
O candidato do PL, afirmou que possui diversos projetos de engenharia para ligações com asfalto da ITG 070 de Soledade a Conceição, de Popi a Santo Antônio e ainda a ligação asfáltica passando pelos silos da Cooper A1. Conforme Alexandre Ribas vários centros comunitários estão sendo contemplados com calçamentos como Aparecida, Beleza e Chapéu.
Segundo o candidato Tarcísio Kummer, do PT, o tema do Sindicato dos Produtores Rurais, é um item levantado pela população devido à grande importância de cuidar das estradas do interior. Ele defendeu a elaboração de projeto próprio para redução de custos, pois atualmente a contratação de projetos consome até 30% do valor das obras.
Conforme o candidato do PT, é impossível pavimentar todas as vias principais, mas é possível evoluir bastante na pavimentação. Segundo Tarcísio Kummer, cuidar das estradas do interior é fundamental para reconhecer a importância da produção agrícola. Mencionou que é necessário evoluir bastante em pavimentações no interior de Itapiranga.
Fábio Hahn do MDB, destacou o questionamento do Sindicato dos Trabalhadores na Indústrias de Carnes sobre a falta de moradias. Segundo ele este problema se agravou muito gerando um grande déficit de residências na cidade de Itapiranga. Citou que nos últimos oito anos apenas quatro casas populares foram construídas e isso no mandato anterior. Conforme o candidato do MDB, mais de 600 famílias estão cadastradas para habitação social.
Disse que os eleitores de Itapiranga sabem da importância da construção de centros habitacionais, com casas de interesse social. De acordo com Fábio Hahn, Itapiranga tem a UCEFF com cursos de engenharia que pode envolver estes acadêmicos e profissionais para o desenvolvimento de projetos. Citou que é preciso cuidar das pessoas, pois muitas não possuem a oportunidade de um lar com dignidade.
O candidato Alexandre Ribas disse que a pergunta do Sindicato dos Produtores Rurais apresenta um tema muito importante, pois a falta de moradia gera dificuldade para o desenvolvimento de algumas áreas. Mencionou que mantém conversa com a JBS para implantação de loteamento social, mantendo ainda cadastramento de pessoas que necessitam de moradia, sendo que o link segue aberto para inscrição.
Segundo Alexandre Ribas, existe o projeto de conjunto habitacional para construção entre 400 a 500 casas, além de loteamento em Santa Fé Alta, que atrasou em virtude de problemas anteriores do centro educacional. Destacou avanços em REURB e Lar Legal que permitiu a legalização de diversos terrenos e ainda loteamentos que foram legalizados possibilitando a construção de casas.
O candidato Tarcísio Kummer, do PT afirmou que o Sindicato de Carnes fez uma pergunta muito pertinente, pois hoje existe um déficit de mais de 600 moradias de interesse social. Destacou que os projetos habitacionais são ainda das administrações de Vuni Rech e Milton Simon. O candidato disse que é preciso buscar recursos do governo federal e firmar parceria com a JBS para construção de casas e implantar loteamento público com moradia popular.
Tarcísio Kummer citou que é preciso melhorar a qualidade de vida para as pessoas, gerar economia para empresa no pagamento do transporte, pois a JBS traz funcionários de municípios distantes e isso gera despesas. Destacou ainda que o comércio também ganha com aumento das vendas pois com a construção de casa terá maior número de famílias residindo em Itapiranga.Comentar pelo Facebook