30.08.2025 às 09:56h - atualizado em 30.08.2025 às 15:35h - Geral
O município de Itapiranga enfrenta o desafio de promover ajustes no sistema de recolha de resíduos sólidos. A proposta de acabar com as lixeiras públicas gerou polêmica e divergências sobre a eficácia deste procedimento e consequências ainda piores. A Proposta do Conselho Municipal do Meio Ambiente, e aderida pelo governo municipal ainda não foi colocada em prática. A mudança deve ser gradativa, iniciando pelo centro da cidade.
Com o fim das lixeiras públicas, cada morador ou empresário deve providenciar um local para armazenar o lixo e que permita acesso para a recolha e destino correto. Conforme o Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Alcenir Benáchio, a proposta de lixeiras individuais nos estabelecimentos visa aperfeiçoar a colocação de resíduos para a coleta seletiva.
“A questão do lixo em Itapiranga já foi tema de diversos debates no Legislativo, audiência pública e manifestações do governo municipal e da Associação Empresarial. Objetivo é tornar o sistema mais eficiente, responsabilizando quem não fazer sua parte para o destino correto do lixo que cada um produz” comenta Alcenir Benáchio.
O Presidente do Conselho defende a ampliação do trabalho educativo em escolas. O Conselho do Meio Ambiente também atua em outras ações que incluem atividades em parceria com a Policia Militar Ambiental.
Comentar pelo Facebook