30.08.2024 às 20:00h - Justiça
Após a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes de que o X, antigo Twitter, seja suspenso no Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi notificada para cortar a rede em todo o país dentro do prazo de 24 horas. O passo a passo para que isso ocorra, contudo, não é imediato e depende de questões técnicas.
O que acontece agora com o X?
A Anatel terá que repassar a determinação para as operadoras do país, que deverão cortar o acesso ao X dentro de 24 horas. Entre essas operadoras está a Starlink, também operada por Elon Musk.
Além disso, a Apple e o Google terão cinco dias para retirar o aplicativo do X das lojas online. Outra regra que foi imposta é que quem utilizar subterfúgios como VPNs, seja uma pessoa ou uma empresa, para acessar a rede social estará sujeito à multa de R$ 50 mil por dia.
O primeiro passo agora será o repasse da ordem de bloqueio para as operadoras de internet, que são, na prática, as responsáveis pelo acesso ao X.
São as operadoras que podem impedir o acesso dos clientes aos servidores da rede social, seja pelo celular ou pelo navegador. O processo, contudo, não é algo automático.
Na tarde desta sexta-feira (30), a agência confirmou que recebeu a ordem do ministro Alexandre de Moraes para suspender a plataforma em até 24 horas.
A Anatel afirmou que a determinação foi recebida e que o processo de começar a avisar as operadoras de internet da necessidade de cortar o acesso ao antigo Twitter já foi iniciado. O procedimento para executar a suspensão é individual de cada empresa, mas não deve ser longo.
O diretor de tecnologia da empresa de telecomunicações Sage Networks, Thiago Ayub, afirma que esses processos podem ocorrer em até um dia útil.
Fonte: NSC
Comentar pelo Facebook