30.08.2024 às 10:07h - atualizado em 30.08.2024 às 10:14h - Cultura
O CTG Última Porteira de Tunápolis em parceria com o Senar e o Sindicato Rural de Itapiranga, vai promover no mês de setembro, o curso de guasqueiro.
Conforme o patrão do Centro de Tradições Gaúchas Paulo Massing, a capacitação é gratuita e será realizada das 08h da manhã até o meio dia e das 13h às 17h nas dependências do Centro de Tradições Gaúchas do município.
Ele explica que a primeira etapa consiste na preparação do couro e será realizada nos dias 02 e 03 de setembro. Nos dias 04 e 05 serão feitos os recortes e tipos de couro. A terceira e última etapa será a confecção de peças em couro que serão produzidas nos dias 06 e 09 de setembro.
Ele destaca que essa é uma oportunidade na qual os participantes estarão aprendendo de forma simples e prática, diversas técnicas e métodos de trabalho com o couro cru.
Massing enfatiza que atualmente existe uma grande quantidade de materiais utilizados pelos tradicionalistas e que são produzidos à base do couro de animais. Entre eles, o patrão destaca as rédeas de cavalos, látegos, cabeçadas, relhos, bainhas de facas e trançados. O couro utilizado na produção dos utensílios é oriundo de búfalos, cabritos e da lã de ovelha.
Paulo Massing salienta que a produção de artesanato e materiais para comercialização à base de couro é um processo que surgiu no Brasil há décadas, porém o número de profissionais que possuem habilidade em confeccionar materiais ou atuar no preparo do couro diminuiu significativamente.
O Patrão do CTG Última Porteira de Tunápolis enaltece que o curso de guasqueiro que está sendo ofertado à população, tem por objetivo aumentar a parcela de pessoas com conhecimento na área, a fim de possibilitar uma forma de lazer e fonte de renda aos interessados. Paulo Massing lembra que os interessados em participar do curso de confecção de indumentárias gaúchas à base de couro, devem entrar em contato através do telefone (49) 9.9138 – 5046 e realizar a inscrição.
Comentar pelo Facebook