30.08.2021 às 20:24h - atualizado em 30.08.2021 às 20:27h - Geral
O Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) iniciou nesta segunda-feira, dia 30, um trabalho intensivo de fiscalização de atividades de engenharia na zona rural de 19 municípios do Extremo Oeste, chamado de 'fiscalização de impacto'. A ação tem mais de 600 diligências a serem inspecionadas.
Conforme o gerente estadual de fiscalização do Crea, Ingo Werncke, esta inspeção começou a ser planejada surgiu após um levantamento prévio de atividades de engenharia com indício da demanda da presença de um profissional da área. Neste caso, abrange toda e qualquer atividade que podem necessitar assistência técnica: utilização de máquinas e equipamentos, construções rurais, sistemas de tratamento que envolvem licenciamento ambiental, terraplanagens, topografia, entre outras atividades relacionadas a engenharia.
Serão 11 fiscais que estarão dedicados a atividade de fiscalização até esta sexta-feira, dia 3, seguindo um roteiro de informações levantadas previamente. A partir das diligências, podem ser realizadas novas atividades de fiscalização. Werncke explica que a instituição entendeu a necessidade desta fiscalização de impacto após perceber a demanda econômica de desenvolvimento da região, e por constar uma diminuição de registros de atividades técnicas. Desta forma, o objetivo é orientar proprietários rurais para que haja o melhor desenvolvimento das atividades com segurança.
"Deixamos claro que não temos nenhum objetivo de avançar sobre a atividade profissional do agricultor, e sim identificar atividades de engenharia onde o produtor deve ter um suporte técnico que vai garantir a efetividade", afirma o gerente.
O Crea é uma autarquia federal, e tem como objetivo a fiscalização do exercício profissional de engenharia e agronomia. Com isso, pretende garantir segurança da sociedade em geral, por meio do conhecimento técnico dos profissionais que estão registrados no sistema. Tem também como objetivo de regulamentar as profissões. A fiscalização realizada abrange todo o serviço que envolve engenharia, seja ela campo, cidade e indústria, ou no agronegócio. "Toda a demanda que necessitar de assistência técnica de um profissional o Crea estará lá", simplifica Werncke.
Ele ainda informa aos proprietários rurais que a inspetoria de São Miguel do Oeste estará à disposição para tirar todas as dúvidas. O profissional reforça que o objetivo é dar orientações e todo o suporte necessário aos proprietários rurais.
Fonte: Folha do Oeste - SMO
Foto(s): Cristian Lösch / Portal Peperi
Comentar pelo Facebook