30.07.2021 às 17:14h - Geral
Objetivo é proporcionar destino correto a carcaças de animais. Segundo o presidente da Alesc, deputado, Mauro de Nadal, uma empresa no município de Lajeado Grande, no Oeste de Santa Catarina está em processo adiantado para receber carcaças de suínos e bovinos da região.
Segundo o deputado, ocorre uma movimentação muito grande da Assembleia Legislativa falando da importância do projeto para o setor agropecuário e também na preservação do meio ambiente. Projeto está sendo encaminhado mantendo a parceria entre estado, empresa e municípios.
Mauro de Nadal diz que é preciso resolver um grande problema devido os transtornos para enterro de animais. Cita que a empresa adquiriu uma estrutura física e realiza adequações em patrimônio que era da Aurora Alimentos.
Empresa responsável por recolha de carcaças de animais mortos anunciou interrupção dos serviços na região em 2019. Os agricultores voltaram a ser atendidos novamente pelas Secretarias Municipais da Agricultura. Os responsáveis pela empresa alegam a Companhia Brasileira de Reciclagem Animal, localizada em Seara, não conseguiu encaminhar o produto ao destino final.
O deputado Mauro de Nadal lembra que a falta de licença para exportação também colaborou com a medida adotada. A suspensão da recolha destas carcaças atingiu todos os municípios da região adeptos ao programa. A CBRASA interrompeu os trabalhos de recolhimento e processamento de animais mortos em maio de 2019.
Depois de dois anos, o projeto ainda não foi regulamentado pelo Ministério da Agricultura, que também ainda não autorizou a venda da farinha para outros mercados para viabilizar economicamente a indústria.
Comentar pelo Facebook