30.06.2025 às 09:14h - Clima
Municípios nas regiões Oeste, Planalto Norte e Serra de Santa Catarina acumulam estragos devido ao temporal com forte vento que atinge o Estado desde a tarde de sábado, 28. De acordo com a Defesa Civil, a prefeitura de Palmitos, no Oeste, estuda se vai decretar situação de emergência. Regiões catarinenses seguem em alerta para temporais isolados até o fim da tarde desta segunda-feira, 30.
No total, 11 cidades relataram danos à Defesa Civil até a manhã desta segunda-feira (30). Xanxerê, Itá, Faxinal dos Guedes e Otacílio Costa registraram ocorrências de chuva intensa tanto no sábado, 28, quanto no domingo, 29.
Uma família de quatro pessoas está desalojada por risco de deslizamento no bairro Passo Fundo, em Lages. O balanço da Defesa Civil registra, ainda, 12 habitações e seis obras públicas afetadas.
Municípios que relataram danos
São Joaquim: chuvas intensas;
Xanxerê: chuvas intensas;
Otacílio Costa: chuvas intensas;
Itá: chuvas intensas;
Faxinal dos Guedes: chuvas intensas;
Lindóia do Sul: chuvas intensas;
Ipira: chuvas intensas;
Lages: chuvas intensas;
Irineópolis: chuvas intensas;
Herval d’Oeste: vendaval;
Ouro: chuvas intensas.
Estragos nos municípios
Em Lages, na noite de sábado, 28, uma família teve que sair de casa devido ao risco de deslizamento no bairro Passo Fundo, de acordo com a Defesa Civil. Também houve deslizamento de parte do muro de um cemitério no bairro da Penha.
Também no sábado, Faxinal dos Guedes, no Oeste, o vendaval causou danos em duas residências e um aviário na Linha Alto Alegre. Na comunidade de Linha Lajeado dos Guedes, o escorregamento de material de um talude baixo causou a obstrução temporária de uma rua.
Na madrugada de domingo, 29, a chuva e o vento deixaram estragos na cidade de Herval d’ Oeste, no Meio-Oeste, especialmente na comunidade de Sede Sarandi, a mais atingida. Árvores gigantes foram arrancadas com a força do vento e casas ficaram destelhadas. Uma escola também registrou estragos. A chuva provocou, ainda, estragos em estradas e aviários.
Em Campos Novos, também no Meio-Oeste, uma casa teve o telhado arrancado e outras cinco foram atingidas pelo vento na comunidade Boa Esperança na madrugada de domingo. Parte da estrutura de um barracão foi danificada e outros edifícios para o armazenamento de máquinas também sofreram danos.
Em Irineópolis, no Planalto Norte, um deslizamento de terra fez com que parte do asfalto cedesse no acostamento da BR-280, sentido Poço Preto, de acordo com o Corpo de Bombeiros (CBMSC), na manhã de domingo.
Também no domingo, as cataratas do Salto Saudades, em Quilombo, no Oeste do Estado, foram interditadas pela prefeitura, como medida de segurança devido aos rios em elevação. O local segue fechado e a prefeitura deve fazer novas verificações nesta segunda-feira.
Comentar pelo Facebook