30.06.2025 às 14:36h - atualizado em 30.06.2025 às 16:27h - Geral
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) realizará nesta quarta-feira, 2 de julho, a interligação da nova rede de abastecimento de água em Iporã do Oeste. A ação marca a conclusão de mais uma etapa do projeto iniciado em 2023 e visa melhorar a eficiência no fornecimento de água à população.
Devido ao trabalho de ligação da nova rede, o fornecimento de água será interrompido a partir das 8h de quarta-feira, 02 de julho. O retorno do abastecimento acontecerá gradativamente, a partir da meia noite de quinta-feira, com normalização progressiva ao longo do dia.
Segundo o chefe do escritório local da Casan, Eliezer Garcia da Rosa, com a nova rede, será possível aumentar o volume de bombeamento da água desde a Estação de Tratamento (ETA) até os reservatórios da cidade. O volume atual, de 10,5 litros por segundo, passará para 11 litros por segundo, com possibilidade de ampliação futura.
O investimento nesta fase do projeto ultrapassa os R$ 2 milhões. O projeto iniciou em 2023 com a instalação de dois reservatórios com capacidade para 250 mil litros cada – um localizado na Rua 7 de Setembro (parte baixa da cidade) e o outro na Rua Albano Meurer (parte alta).
Em 2024, foi instalado um novo quadro de comando e iniciada a instalação da nova tubulação. Já no primeiro semestre de 2025, foram concluídas a rede adutora, a instalação de dois novos motores e bombas.
Garcia também destacou que o novo sistema foi construído com estrutura reserva, preparada para operar em casos de falhas eletromecânicas. Paralelamente, a Casan já trabalha em um projeto para ampliar a ETA, buscando garantir ainda mais segurança e eficiência no abastecimento da cidade.
Comentar pelo Facebook