30.06.2022 às 13:04h - atualizado em 30.06.2022 às 13:57h - Educação

Fisioterapeuta da Apae destaca importância da estimulação precoce

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Fisioterapeuta da Apae destaca importância da estimulação precoce
Foto: Divulgação Apae

A estimulação precoce em crianças tem tido resultado positivo. O Fisioterapeuta das Apaes de Itapiranga e São João do Oeste, Ricardo Borges diz que é fundamental identificar a criança com atraso no desenvolvimento para interferir logo e proporcionar melhor qualidade de vida ao aluno.

O fisioterapeuta chama atenção que o serviço é prestado para qualquer criança, seja de creches, escolas de educação infantil ou educandário particular. Normalmente ocorre alerta por parte do professor e na sequência uma conversa com os familiares que buscam atendimento.

A avaliação inicial é feita por uma equipe de saúde da escola e caso constatado qualquer anormalidade, essa equipe inicia o atendimento, que pode ser disponibilizado desde o nascimento até os seis anos de idade. Ricardo Borges reforça que o atendimento não é apenas para alunos matriculados na Escola Especial, e sim, para qualquer criança que apresentar algum tipo de atraso no desenvolvimento.

O Fisioterapeuta das Apaes de Itapiranga e São João do Oeste lembra que o atendimento especializado é um direito de qualquer criança. Segundo Ricardo Borges, existe uma boa demanda, com número até elevado e com variação de crianças atendidas. Ele observa que sempre que o profissional atingir os objetivos da reabilitação e desenvolvimento, o aluno recebe alta e é liberado das atividades. Com os resultados positivos, aumenta o interesse e a propagação, e com isso, surgem novos alunos a partir da procura por parte dos familiares.

Borges salienta que o atendimento pode ser feito para qualquer criança, que depois segue o ensino regular. Ele considera que o serviço tem apresentado bons resultados e gera satisfação nos profissionais e familiares. Conforme o fisioterapeuta, o atraso no desenvolvimento de crianças surge por vários motivos e o atendimento tem maior eficácia se for iniciado mais precoce possível.

O fisioterapeuta Ricardo Borges afirma que o atendimento especializado nas Apaes de Itapiranga e São João do Oeste recebe crianças com paralisa, doenças congênitas, Síndrome de Down e outras situações que causam atraso no desenvolvimento, principalmente devido ao nascimento prematuro. De acordo com Borges, atualmente a realidade é bem diferente, pois as famílias já possuem um olhar diferente pensando na qualidade de vida das crianças e uma independência em futuro próximo.

Ele cita que barreiras ainda acontecem, mas existem trabalhos fortes de conscientização para quebrar preconceito. O trabalho da Federação catarinense das Apaes contribui para as pessoas aceitarem melhor as situações que surgem e procurarem atendimento especializado.

O fisioterapeuta Ricardo Borges salienta o trabalho constante das diretorias das Apaes para melhorar as estruturas e buscar novidades com técnicas e materiais modernos. Ele avalia que no momento as Apaes de Itapiranga e São João do Oeste possuem salas de atendimento com ótima estrutura e seguem com investimentos constantes.

Segundo Borges, o serviço de estimulação na Apae tem limite de atendimentos e diante dos benefícios vem recebendo maior adesão. A evolução no tratamento em ambientes adequados gera uma questão mais otimista em relação ao desenvolvimento de crianças que apresentarem dificuldades.

Foto(s): Divulgação Apae

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.