30.05.2022 às 14:40h - Geral

Mudança de UPA para presídio não eleva número de vagas

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Mudança de UPA para presídio não eleva número de vagas
Ivan Guilherme / Portal Peperi

Há alguns meses a unidade prisional em São José do Cedro passou a ter a nomenclatura de presídio. Mas esta mudança não altera nenhum trâmite interno, nem mesmo o aumento de vagas para atender novos detentos, inclusive, houve diminuição no número de vagas devido a ampliação de novos atendimentos internos. A afirmação é da diretora Lia Zoz.

A alteração foi necessária por causa da adequação ao estatuto da polícia penal em Santa Catarina. Por uma decisão do governo Federal, os Agentes Penitenciários passam a ser chamados de Policiais Penais. Ela afirmou que todas as Unidades Prisionais Avançadas do Estado catarinense deixaram de ser UPA’s e passaram a ser chamadas de presídios, independentemente do número de detentos.

Lia também informou que, com o novo processo seletivo, o presídio de São José do Cedro tem sete vagas para trabalhar em assistência e em saúde do preso. A ideia é seguir a lei que obriga o governo do Estado a fornecer técnicos em enfermagem, dentista, psicólogo e assistente social dentro da unidade prisional. Em virtude disso houve a diminuição de vagas por causa da abertura de salas para atendimento. Mas isso não significa que os presos não farão mais o uso do posto de saúde ou hospital, sendo que casos complexos serão atendidos pelas unidades de saúde.

Foto(s): Ivan Guilherme/Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.